Sorteio dos 16 confrontos da próxima fase do torneio continental terá ainda Tottenham x Fiorentina, Celtic x Internazionale e Roma x Feyenoord, entre outros

Nesta segunda, mesmo dia em que ficaram definidos os confrontos válidos pelas oitavas da Liga dos Campeões da Europa , a UEFA sorteou os confrontos da Liga Europa , que reúne, nesta fase preliminar às oitavas, 24 times classificados na fase de grupos da competição além de oito equipes que ficaram em terceiro lugar nos grupos da Champions. O Liverpool , que não ultrapassou a fase de grupos, chega a Liga Europa duelando frente aos turcos do Besiktas, que contam com o apoio de uma torcida fanática. Outro destaque é o confronto entre Tottenham e Fiorentina.

Quadro exibe todos os confrontos da próxima fase da Liga Europa
REUTERS/Pierre Albouy
Quadro exibe todos os confrontos da próxima fase da Liga Europa


Confira a tabela de jogos, artilharia e notícias da Liga Europa

Assim como na Liga dos Campeões, a Liga Europa também não permite que times do mesmo país ou do mesmo grupo se cruzem nas fases de eliminação. Uma exceção à regra é o fato da UEFA proibir jogos entre clubes russos e ucranianos por conta dos recentes conflitos separatistas que abalam a região do Leste Europeu. Assim, os ucranianos Dnipro e Dinamo de Kiev não puderam cruzar com os russos Dinamo de Moscou e Zenit, outro clube que participou da edição atual da Liga dos Campeões.

Dos dezesseis jogos que precedem as oitavas de final, o duelo entre Sevilla e Borussia Monchengladbach chama a atenção. A equipe do País Basco, na missão de defender o título da competição, conquistado em final contra o Benfica disputada em maio, enfrenta o alemão Monchengladbach, que está em quarto lugar no Alemão e tem chamado atenção pelo estilo de jogo veloz. À exemplo do Liverpool, que caiu na fase de grupos, a Roma estreia na competição diante do Feyenoord, da Holanda, que é bicampeão da Liga Europa, tendo conquistado seu último título em 2012.

Barça e City repetem oitavas da temporada passada na Champions. Veja os duelos

Um dos duelos mais fracos tecnicamente reúne os desconhecidos Aalborg, da Dinamarca, e Club Brugge, da Bélgica. Entretanto, apesar de não despertar a atenção por não ter um retrospecto de títulos, nem contar com grandes nomes, o confronto merece destaque por ter um brasileiro em campo. O jovem Felipe Gedoz, que se destacou atuando pelo uruguaio Defensor na Libertadores, foi contratado pelo Brugge neste ano e é uma das principais apostas dos belgas para avançar de fase.

Os confrontos da fase 16 avos de final acontecem nos dias 19 e 26 de fevereiro, de forma que enquanto serão definidos os classificados às quartas de final da Liga dos Campeões, os confrontos da fase de oitavas da Liga Europa também estarão sendo formados.

Confira todos os jogos que antecedem às oitavas de final da Liga Europa:

Young Boys-SUI x Everton-ING
Torino-ITA x Athletic Bilbao-ESP
Sevilha-ESP x Borussia Monchengladbach-ALE
Wolfsburg-ALE x Sporting Lisboa-POR
Ajax-HOL x Legia Varsóvia-POL
Aalborg-DIN x Club Brugge-BEL
Anderlecht-BEL x Dinamo de Moscou-RUS
Dnipro-UCR x Olympiacos-GRE
Trabzonspor-TUR x Napoli-ITA
Guingamp-FRA x Dinamo de Kiev-UCR
Villarreal-ESP x Salzsburg-AUS
Roma-ITA x Feyenoord-HOL
PSV Eindhoven-HOL x Zenit-RUS
Liverpool-ING x Besiktas-TUR
Tottenham-ING x Fiorentina-ITA
Celtic-IRL x Internazionale-ITA

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.