Time paulista precisa de um resultado melhor que o do Inter para conquistar vaga direta na fase de grupos da Libertadores

Corinthians foi goleado pelo Fluminense na última rodada
Buda Mendes/Getty Images
Corinthians foi goleado pelo Fluminense na última rodada

O trabalho conduzido por Mano Menezes em 2014 foi suficiente para deixá-lo satisfeito, mas o Corinthians ainda tem um objetivo a buscar na última rodada do Campeonato Brasileiro. Na despedida da temporada, contra o rebaixado Criciúma, a meta é evitar a fase prévia da Libertadores.

A equipe do Parque São Jorge já está classificada à principal competição sul-americana, mas só avançará diretamente à etapa de grupos se ultrapassar o Internacional - que visita o Figueirense. Permanecer em quarto obrigará o time a encarar um adversário colombiano em um mata-mata - como em 2011, no fracasso diante do Tolima.

"Vai definir o futuro. Seremos terceiro lugar do campeonato ou seremos quarto. E isso influencia, como todos sabemos, a maneira como o Corinthians inicia a Libertadores no ano que vem", afirmou o treinador, que não usufruirá essa vaga. De saída, ele pode ir justamente para o Internacional.

O treinador e os jogadores não surpreenderam ao apontar a necessidade de concentração no duelo marcado para o estádio de Itaquera, às 16h30 (de sábado). "Não é papo furado. A gente precisa focar o nosso jogo, já perdemos partidas que pareciam fáceis. Depois, a gente pensa no resultado do Inter", disse Fábio Santos.

Empatado em pontos com a formação colorada, mas com uma vitória a menos, o Corinthians precisa pontuar mais do que o rival na última rodada. No embate com o lanterna do Nacional, Mano não poderá contar com o beque Gil, suspenso, formando a dupla de zaga com Felipe e Anderson Martins.

Do outro lado, em clima de preparação para 2015, o Criciúma tem como única motivação na tabela deixar a última colocação. Para evitar a lanterna, a equipe precisa triunfar em Itaquera e torcer por um tropeço do Botafogo diante do Atlético-MG, no domingo, em Brasília.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X CRICIÚMA

Local: estádio de Itaquera, em São Paulo (SP)
Data: 6 de dezembro de 2014, sábado
Horário: 16h30 (de sábado)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Marcio Gleidson Correia Dias (PA)

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Felipe, Anderson Martins e Fábio Santos; Ralf, Elias, Petros (Jadson) e Renato Augusto; Malcom e Guerrero
Técnico: Mano Menezes

CRICIÚMA: Bruno; Maicon Silva, Joílson, Iago Maidana e Giovanni; Rafael Pereira, Barreto e Ricardinho; Roger Guedes, Gustavo e Lucca
Técnico: Luizinho Vieira

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.