Clube pernambucano será julgado pelo Pleno do STJD. Se for confirmada a exclusão, mineiros roubam do Avaí vaga na primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 2015

América-MG terminou Série B em quinto, mas está apelando ao tapetão para subir
Gazeta Press/Mourão Panda
América-MG terminou Série B em quinto, mas está apelando ao tapetão para subir

A Série B do Campeonato Brasileiro terminou dentro de campo. Mas ainda pode dar o que falar nos tribunais. Quinto colocado na tabela, e, por consequência, sem conseguir o acesso à primeira divisão, o América-MG ainda tenta sua vaga na elite. Para isso, o clube espera que o Pleno do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) elimine o Icasa da competição, medida que o faria trocar de posições com o Avaí, que ficou no quarto lugar.

O Icasa foi excluído da Série B em julgamento realizado em agosto. Na ocasião, o time foi enquadrado no artigo 231 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), “pleitear, antes de esgotadas todas as instâncias da Justiça Desportiva, matéria referente à disciplina e competições perante o Poder Judiciário”. Ou seja: no imbróglio que envolveu Portuguesa, Flamengo e Fluminense no ano passado, a equipe cearense recorreu à Justiça comum para tentar um lugar na primeira divisão.

Leia:  Três ficam perto de vaga, mas é Avaí que sobe à Série A em briga minuto a minuto

Efeito suspensivo conseguido após a sentença tirou o teor da primeira instância e o Icasa pôde continuar disputando a competição normalmente em 2014. O clube seria julgado pelo Pleno do STJD na última quinta, mas o caso foi retirado da pauta. A expectativa é que ele volte a ser tratado em 18 de dezembro.

Caso o Icasa seja eliminado da Série B, todos os resultados de seus jogos serão cancelados e atribuídos W.O. aos adversários. Isso significaria que o Avaí, por já ter vencido os cearenses duas vezes, não ganhariam nenhum ponto, mas o América-MG, que empatou uma e perdeu outra, somariam mais cinco. Seria o suficiente para ultrapassar os catarinenses na tabela e subir à primeira divisão.

O site oficial do América-MG publicou em nota que seu presidente, Marcos Salum, irã “ao Tribunal para tentar fazer prevalecer a sentença do STJD em primeira instância, eliminando o Icasa da competição”.

Vale lembrar que o clube mineiro já foi punido pelos tribunais esportivos com a perda de seis pontos na Série B pela escalação irregular do lateral esquerdo Eduardo.

Como terminou a Série B 2014:

1. Joinville - 70 pontos
2. Ponte Preta - 69
3. Vasco - 63
4. Avaí - 62
5. América-MG - 61
6. Boa Esporte - 59
7. Atlético-GO - 59

Confira como ficaria com exclusão e W.O. do Icasa:

1. Joinville - 72 pontos
2. Ponte Preta - 71
3. Vasco - 67
4. América-MG - 66
5. Atlético-GO - 64
6. Boa Esporte - 62
7. Avai - 62

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.