Dos dez jogos deste fim de semana, apenas Criciúma x Sport não tem impacto na briga por lugar no G4 ou permanência na Série A em 2015. Dois times perigam cair no domingo

O Cruzeiro já é o campeão, mas o Brasileirão ainda não acabou. A penúltima rodada do torneio, neste final de semana, será fundamental para os times que ainda vislumbram uma vaga na Libertadores do ano que vem ou para os que imploram pela permanência na Série A. Dos dez jogos deste fim de semana, apenas o duelo entre Criciúma , já rebaixado, e Sport , que não corre risco de queda e nem briga por G4, não tem efeito prático na tabela de classificação.

Veja como está a classificação do Campeonato Brasileiro

Por conta disso, o iG Esporte montou um guia prático para o torcedor entender o que está em jogo na 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Confira:

Inter, o pesadelo de Flu e Grêmio

Rafael Moura comemora gol do Internacional sobre o Atlético-MG pelo Brasileirão
Luiz Munhoz/Fatopress/Gazeta Press
Rafael Moura comemora gol do Internacional sobre o Atlético-MG pelo Brasileirão

Com 63 pontos e na quarta colocação, o Internacional pode se garantir na Copa Libertadores do ano que vem se vencer o Palmeiras neste sábado, às 19h30, no Beira-Rio. Os três pontos em casa também eliminam qualquer chance de o Fluminense obter vaga para o torneio continental antes mesmo de ir a campo, contra o Corinthians , domingo, às 17h, no Maracanã, mesmo caso do Grêmio , que encara o Bahia às 19h30 do mesmo dia.

Com 58 pontos, o Tricolor carioca não alcançaria o Inter na tabela mesmo com dois triunfos seguidos. Já o Tricolor gaúcho, com 60, pode até se igualar em pontos com o rival na última rodada, mas ficaria em desvantagem no número de vitórias, primeiro critério de desempate do Brasileiro.

Elenco forte ajuda rivais mineiros a ganhar títulos e driblar maratona de jogos

O torcedor colorado também tem motivos para secar adversários. Uma derrota do Corinthians para o Fluminense, por exemplo, colocaria o Inter, em caso de vitória, em terceiro lugar no Brasileirão e perto da vaga direta na fase de grupos da Libertadores.

Purgatório verde ou vermelho

Torcedor do Coritiba angustiado no Couto Pereira
Heuler Andrey/Getty Images
Torcedor do Coritiba angustiado no Couto Pereira

O Inter ainda ter um objetivo em vista no campeonato é um dos pesadelos dos palmeirenses na rodada. Vencer fora de casa pode até significar a permanência na elite, se o Vitória perder para o Flamengo , neste sábado, às 21h, em Manaus. Mas a derrota complicaria ainda mais a equipe comandada por Dorival Júnior em sua fuga contra o retorno à Série B - o Palmeiras tem 39 pontos e ocupa o 16º lugar. O tropeço do time baiano segue sendo benéfico em caso de empate ou até de revés no Beira-Rio.

No Beira-Rio, Palmeiras pode repetir zaga que levou 6 a 0 do Goiás

O Vitória tem 38 pontos e é o primeiro na zona de degola. O pior dos cenários: derrota para o Flamengo e triunfos de Palmeiras e Coritiba culminariam em rebaixamento neste fim de semana. Vencer em Manaus, porém, pode fazer o time de Salvador saltar duas posições na tabela, caso os rivais diretos percam, e depender de si próprio na última rodada, contra o Santos , no Barradão, para se manter na Série A.

O Coritiba, que respirou mais aliviado após bater o Palmeiras na rodada anterior, fica livre de risco de rebaixamento se vencer neste domingo, fora de casa, o Atlético-MG , cumprindo tabela no torneio após o título da Copa do Brasil, que lhe garantiu na Libertadores, e o Vitória empatar ou perder. Outro alviverde, a Chapecoense , recebe no mesmo dia o campeão antecipado Cruzeiro e garante permanência na Série A em caso de triunfo.

Com risco mínimo de degola, o Goiás pode se safar neste domingo com um empate fora de casa em duelo com o Atlético-PR , que nada mais almeja neste Brasileirão.

Três pontos pela América

Mano Menezes comemora gol de Danilo no clássico entre Corinthians e Palmeiras
Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians
Mano Menezes comemora gol de Danilo no clássico entre Corinthians e Palmeiras

Eliminado em casa pelo Atlético Nacional nos pênaltis na semifinal da Copa Sul-Americana, o São Paulo pode compensar a frustração do meio de semana com a vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores neste domingo, se vencer em casa o Figueirense , que cumpre tabela. O time de Muricy Ramalho, desta forma, não correria risco de fechar o Brasileiro na quarta colocação e, com isso, precisar jogar a fase preliminar do torneio sul-americano.

SP tem mais público, mas renda de clássico impressiona. Veja rendas históricas

Já o Corinthians, terceiro colocado com 66 pontos, confirma presença na Libertadores se vencer o Fluminense, que pode ir a campo apenas para cumprir tabela se o Inter passar pelo Palmeiras. Em caso de derrota, os alvinegros torcem por tropeços de Internacional e Grêmio para carimbar a vaga.

Vingança por 1995?

Quase dezenove anos depois de decidirem o Campeonato Brasileiro de 1995, Santos e Botafogo se encontram em mais um duelo decisivo. Estará em jogo na Vila Belmiro, domingo, a permanência dos cariocas na elite nacional. Vice-lanterna com 33 pontos, o Botafogo periga entrar em campo rebaixado se o Palmeiras empatar e o Vitória triunfar no sábado. Caso contrário, jogará diante da equipe paulista, sua vítima na final de 1995 e cumprindo tabela nesta rodada, seu futuro na Série A.

STJD mantém decisão sobre Jobson, e atacante está liberado para jogar

Há um peso sentimental para os santistas, que não perdoam o árbitro Márcio Rezende de Freitas por validar um gol ilegal de Túlio, que deu o título nacional ao alvinegro carioca, e decretar a queda do Botafogo, para alguns, seria uma forma de se vingar pelo que aconteceu em 1995. O clube paulista, pelo menos no discurso de dirigentes e jogadores, não entrou nesse clima.

Tricolores morrem abraçados?

Bahia e Grêmio fazem, às 19h30 de domingo, um dos jogos que fecham a 37ª rodada do Brasileirão. O duelo, em princípio, tem alguma validade, mas pode perder importância com o decorrer da rodada.

Com 34 pontos e em 18º lugar, o Tricolor baiano pode chegar à Fonte Nova já rebaixado, se Vitória e Palmeiras triunfarem no sábado. Caso contrário, precisa vencer em casa para ter alguma chance de se manter na Série A. O Tricolor gaúcho também pode entrar em campo sem ter o que almejar. Isso acontece se o rival Inter vencer o Palmeiras, findando qualquer possibilidade de vaga na Libertadores.

Felipão, treinador do Grêmio: chance única de ainda sonhar com Libertadores
Getty Images
Felipão, treinador do Grêmio: chance única de ainda sonhar com Libertadores


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.