Tamanho do texto

Seleção brasileira de futebol de 5, disputado por deficientes visuais, conquistou nesta segunda o tetra do Mundial, no Japão

Um título mundial conquistado em cima da Argentina na final e com direito a goleada sobre a Alemanha. O cenário, sonhado por muitos torcedores brasileiros durante a Copa disputada este ano no país, virou frustração após os 7 a 1 impostos pelos alemães na semifinal no Mineirão. Essa campanha vencedora, porém, se concretizou em outro campo: nesta segunda-feira, o Brasil se sagrou tetracampeão mundial de futebol de 5, modalidade disputada por deficientes visuais e que integra o programa dos Jogos Paraolímpicos.

Seleção brasileira de futebol de 5, para cegos, festeja o tetra mundial na China
Divulgação
Seleção brasileira de futebol de 5, para cegos, festeja o tetra mundial na China


No Mundial da categoria realizado em Tóquio, no Japão, a seleção brasileira precisou da prorrogação para vencer os argentinos na decisão, por 1 a 0, gol de Jefinho, selando com título uma campanha de cinco vitórias e um empate em seis partidas, com direito a goleada por 4 a 0 na Alemanha, nas quartas de final.

O Brasil teve também o artilheiro do torneio: o pivô Ricardinho, com seis gols. Ele foi escolhido, ao lado de Jefinho, para integrar o grupo dos melhores jogadores do Mundial. Goleiro até 2012, Fábio Luiz Vasconcelos faturou seu primeiro título como técnico da seleção brasileira.

Vídeo da seleção brasileira mostra como é o futebol de 5. Assista:

"O grupo suportou muito bem e estávamos muito bem preparados. Tivemos a felicidade de manter a tranquilidade para fazer o gol na prorrogação. O grupo é muito experiente, aprendeu a ganhar, e não se abate facilmente. Hoje dá para dizer que somos o time a ser batido", avaliou o treinador.

Além do quarto Mundial conquistado nesta segunda-feira, o Brasil do futebol de 5 também é o atual tricampeão paraolímpico (Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012), além de comemorar cinco Copas América e dois Parapan-Americanos. A seleção não perde um jogo oficial desde 2007.

Como é

O futebol de 5 é exclusivo para cegos ou deficientes visuais. Apenas o goleiro enxerga normalmente, e ele não pode ter participado de competições oficiais da Fifa nos últimos cinco anos. Os jogos normalmente são em quadra de futsal adaptada, com grama sintética. Junto às linhas laterais, são colocadas bandas que impedem que a bola saia do campo. Cada time é formado por cinco jogadores – um goleiro e quatro na linha. As partidas precisam de silêncio da plateia, para facilitar a orientação dos atletas. A bola tem guizos internos para que sejam localizadas. A torcida só pode se manifestar na hora do gol.

Além do barulho da bola, os jogadores são orientados por um guia, o chamador, que fica atrás do gol para orientar e dizer onde devem se posicionar em campo e para onde devem chutar. O jogo tem dois tempos de 25 minutos.

A campanha do Brasil no Mundial

1ª fase
Brasil 1 x 0 Turquia
Brasil 3 x 1 Colômbia
Brasil 0 x 0 China

Quartas de final
Brasil 4 x 0 Alemanha

Semifinal
Brasil 2 x 1 China

Final
Brasil 1×0 Argentina

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.