O jornal Daily Mail também incluiu na lista dois jogadores incontestáveis para muitas torcidas: Shevchenko e Forlán

Centroavante Jô teve passagens apagadas por Everton e Manchester City
Getty Images
Centroavante Jô teve passagens apagadas por Everton e Manchester City

O jornal britânico Daily Mail elegeu os 50 piores atacantes estrangeiros que jogaram o Campeonato Inglês. Na lista, revelada em cinco partes e encerrada nesta sexta-feira, aparecem três brasileiros: Jardel, Afonso Alves e Jô.

Confira a classificação e as próximas partidas do Campeonato Inglês

Afastado do Atlético-MG pela comissão técnica por problemas disciplinares, Jô ficou na Inglaterra entre 2008 e 2011. Contratado pelo Manchester City por 19 milhões de libras (quase R$ 75 milhões, em valores atuais), o atacante não empolgou e foi emprestado ao Everton, onde também não teve destaque.

"O corte de cabelo único de Jô lhe garantiu a maior parte da publicidade - porque o número de gols marcados certamente não", criticou o Daily Mail .

Afonso Alves em ação pelo Middlesbrough
Getty Images
Afonso Alves em ação pelo Middlesbrough

Atacante que passou a ser conhecido pelo público brasileiro depois de ser convocado por Dunga para defender a Seleção, em 2007, Afonso Alves despertou o interesse do Middlesbrough pelos números impressionantes no Campeonato Holandês.

"Contratado por 15 milhões de libras (R$ 59 milhões, em valores atuais) em janeiro de 2008 depois de marcar 48 gols em 48 jogos pelo Heerenveen, ele foi anunciado como o grande salvador do Boro (apelido do Middlesbrough). Contudo, a transferência se transformou num desastre", diz o jornal.

Ídolo do Porto, o terceiro brasileiro que aparece na lista é o já aposentado Jardel, eleito deputado estadual pelo Rio Grande do Sul na última eleição. O ex-atacante reforçou o Bolton em 2003, mas, assim como os outros dois compatriotas, também decepcionou.

"O recorde da carreira dele (Jardel) é incrivelmente expressivo: 345 gols em 443 jogos. Os números dele pelo Bolton na Premier League? Sete jogos, nenhum gol", recorda o Daily Mail.

Estrangeiros badalados também aparecem na lista

O jornal Daily Mail também incluiu na lista dois jogadores incontestáveis para muitas torcidas: o ucraniano Andriy Shevchenko - ídolo do Milan, que se transferiu para o Chelsea em 2006 e não repetiu na Inglaterra o sucesso que fez em Milão - e o uruguaio Diego Forlán, que teve passagem apagada pelo Manchester United entre 2001 e 2004.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.