A três rodadas do fim do torneio, definição de título, mais um classificado à Copa Libertadores e briga intensa para fugir da degola tornam os jogos deste fim de semana eletrizantes

A ansiedade pelos jogos deste fim de semana do Campeonato Brasileiro não atinge apenas o Cruzeiro , que pode sacramentar o bicampeonato com três rodadas de antecedência. A 36ª rodada do torneio, que será aberta neste sábado, pode definir algumas das vagas abertas, seja para a Copa Libertadores do ano que vem ou para o descenso. Serão dez partidas, com dez motivos para o torcedor comemorar ou se desesperar. Confira abaixo o que está em jogo cada duelo:

Veja como está a classificação do Campeonato Brasileiro

Cruzeiro (1º) x Goiás (12º) - domingo - 17h - Mineirão

Jogadores do Cruzeiro celebram a vitória fora de casa sobre o Grêmio, que aproximou os mineiros do bicampeonato brasileiro
Lucas Uebel/Getty Images
Jogadores do Cruzeiro celebram a vitória fora de casa sobre o Grêmio, que aproximou os mineiros do bicampeonato brasileiro

Com 73 pontos, sete a mais do que o vice-líder, o Cruzeiro pode festejar o título brasileiro antecipado até se tudo der errado diante do Goiás . Vai depender do São Paulo , que entrega de vez a taça para o adversário se perder ou empatar o clássico paulista contra o Santos , na Arena Pantanal. O triunfo tricolor em Cuiabá obriga os mineiros a vencer para sacramentar a conquista ao lado de sua torcida, que deve lotar o Mineirão.

Cruzeiro não receberá taça de campeão brasileiro em caso de título neste domingo

Santos (8º) x São Paulo (2º) - domingo - 17h - Arena Pantanal

Kaká passa por Arouca no clássico entre São Paulo e Santos, no primeiro turno
Friedemann Vogel/Getty Images
Kaká passa por Arouca no clássico entre São Paulo e Santos, no primeiro turno

A chance de ser campeão brasileiro é ínfima - de 1%, segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia -, mas o São Paulo pode cumprir um objetivo mais plausível em Cuiabá: se classificar à Copa Libertadores de 2015 pelo G4 do Brasileirão, sem depender da Copa Sul-Americana (está na semifinal e perdeu por 1 a 0 o jogo de ida para o Atlético Nacional, da Colômbia). Além de vencer o Santos, duas situações podem render a vaga neste domingo: derrotas de Grêmio e Internacional , para Corinthians e Atlético-MG , respectivamente; ou se o Inter triunfar, mas o rival Grêmio sucumbir na rodada.

Derrota para Chape, empate com Criciúma. Veja onde SP perdeu o título brasileiro

Corinthians (3º) x Grêmio (6º) - domingo - 19h30 - Arena de Itaquera

Briga direta por um lugar no G4. Após perder em casa para o Cruzeiro, o Grêmio precisa vencer para se manter entre os líderes e ultrapassar o Corinthians na tabela - e até o Inter, caso o rival perca para o Atlético-MG. Já o time paulista, com bom retrospecto em seu estádio, ficaria muito perto da vaga na Libertadores em caso de triunfo.

Internacional (5º) x Atlético-MG (4º) - sábado - 19h30 - Beira-Rio

Mais um confronto direto por vaga no G4. Pesa a favor do Inter o fato de o adversário ter a decisão da Copa do Brasil na próxima quarta-feira, contra o Cruzeiro, e a vontade de o técnico Levir Culpi querer poupar titulares. Se vencer e o rival Grêmio tropeçar, os gaúchos assumem a quarta colocação.

Sport (11º) x Fluminense (7º) - domingo - 17h - Arena Pernambuco

Diego Souza comemora com Ibson o gol do Sport diante do Figueirense
Renato Spencer/Getty Images
Diego Souza comemora com Ibson o gol do Sport diante do Figueirense

Depois de estragar a festa do Palmeiras na inauguração de seu novo estádio, na última quarta-feira, o Sport pode fazer outra torcida infeliz neste fim de semana. Jogando em casa e sem risco de rebaixamento, o time pernambucano encara o Fluminense , goleado no Maracanã pela Chapecoense na quinta-feira. O jogo é a última cartada dos cariocas para sonhar por uma vaga na Libertadores do ano que vem. Se perder, deve fechar o ano em sétimo lugar.

Sport chega a melhor campanha fora de casa após vitória contra o Palmeiras

Bahia (18º) x Atlético-PR (9º) - sábado - 21h - Arena Fonte Nova

A situação do Bahia é desesperadora. Com 34 pontos, a vitória é essencial para tentar se manter na elite. Jogar em casa diante de um adversário sem pretensões no campeonato é um dos incentivos. A derrota, porém, não provocaria o rebaixamento antecipado, pelo menos nesta rodada.

Flamengo (10º) x Criciúma (20º) - domingo - 17h - Castelão

O Flamengo de Vanderlei Luxemburgo já saiu da confusão, como o técnico gosta de chamar o risco de cair para a Série B. Sobrou para os cariocas a função de carrasco: se vencer ou empatar no Castelão, decreta o rebaixamento do adversário, o Criciúma , lanterna da competição. Os catarinenses, que demitiram o técnico Toninho Cecílio e mais 13 jogadores esta semana, se salvam nesta rodada em caso de triunfo, mas não deixam a última posição.

Relembre jogos que definiram o campeão brasileiro na era dos pontos corridos:

Figueirense (13º) x Vitória (16º) - domingo - 17h - Orlando Scarpelli

O Figueirense joga em casa, e vencer significa afastar qualquer risco de ser rebaixado. Última equipe fora da zona de degola, o Vitória busca o triunfo para ficar em situação menos desconfortável. Se perder, a torcida dos baianos é contra o Coritiba , para que se mantenham na 16ª posição.

Coritiba (17º) x Palmeiras (14º) - domingo - 19h30 - Couto Pereira

Henrique lamenta chance desperdiçada pelo Palmeiras diante do Sport
SÉRGIO BARZAGHI/GAZETA PRESS
Henrique lamenta chance desperdiçada pelo Palmeiras diante do Sport

Confronto direto na luta para se manter na elite nadcional. A vitória em casa faz o Coritiba deixar a zona de rebaixamento. Somar três pontos é que o Palmeiras almeja para afrouxar a corda do pescoço, principalmente após a derrota para o Sport na abertura de seu novo estádio, e evitar o terceiro descenso de sua história centenária. O empate é o resultado menos pior para os paulistas, pois manteria os paranaenses na degola.

Palmeiras corta Patrick Vieira da viagem e espera sacrifício de Valdivia

Chapecoense (15º) x Botafogo (19º) - domingo - 19h30 - Arena Condá

Embalada pela goleada por 4 a 1 sobre o Fluminense em pleno Maracanã, a Chapecoense fica a um passo de se manter na Série A em caso de vitória, o que seria o calvário do Botafogo . Vice-lanterna do Brasileirão e em profunda crise, o time carioca pode ter o rebaixamento decretado se perder em Chapecó e Coritiba e Vitória triunfarem na rodada. 

Jogadores do Botafogo lamentam após derrota diante do Figueirense
Getty Images
Jogadores do Botafogo lamentam após derrota diante do Figueirense


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.