Tamanho do texto

Após tropeço na rodada anterior, equipe catarinense tenta manter viva a chance de retornar à elite nacional

No último sábado, o Avaí saiu derrotado diante do América-MG por 3 a 0 e dificultou as suas chances de conquistar uma vaga no G4 da Série B, que garante o acesso à elite do futebol brasileiro. Mas enquanto o time catarinense lamenta o resultado e a possibilidade de permanecer na Segundona, a já rebaixada Portuguesa , adversária da vez, entra em campo pensando apenas no planejamento para a disputa da Série C. As duas equipes se enfrentam nesta terça-feira, às 19h30 (de Brasília), na Ressacada, em duelo válido pela 36ª rodada da competição.

Do lado do Leão, a vitória é necessária para voltar a colar no G4, já que atualmente o Avaí está na sétima posição com 53 pontos, embolado com Ceará, Boa Esporte, Atlético-GO, América-MG e Santa Cruz, todos com chances reais de conquistar a vaga. O técnico Geninho confirmou o abatimento do grupo, mas ressaltou a esperança matemática na classificação.

Veja como está a classificação do Campeonato Brasileiro da Série B

"É difícil falar qualquer coisa. As próprias declarações dos jogadores mostram o ânimo aqui. Quem não tiver condições, quem eu achar que não tem condições, quem estiver muito abatido, fica fora. Vou procurar alguém para buscar o resultado. O pessoal do América-MG está comemorando, estão acreditando que com 61 pontos podem subir, então nós temos que acreditar também", afirmou Geninho, se baseando no fato de que o Leão pode chegar a 62 pontos na tabela de classificação. Além disso, o treinador não se eximiu da culpa pelo mau momento do clube.

"Eu tenho de ser cobrado também, faço parte do grupo. Não estou conseguindo fazer o time reagir, e é difícil lidar com ser humano. Tenho a minha parcela de responsabilidade e tenho que continuar procurando soluções. O grupo mostrou que tem qualidade para vencer e o mesmo grupo não está demonstrando capacidade de reação", avaliou.

Pelos lados do Canindé, a Portuguesa já está rebaixada para a Série C, e agora joga apenas para analisar e projetar o elenco do ano que vem, além de ainda lutar para não encerrar a temporada na lanterna - o Vila Nova é o vice-colocado com 29 pontos, quatro a mais do que a Lusa.

Fluminense entra com pedido de inquérito no STJD sobre o caso Héverton

Entretanto, mesmo com a má fase dentro de campo, o clube tem sido notícia pelo que acontece fora dele. Na semana passada, o "caso Héverton" voltou à tona com a divulgação dos resultados da investigação do Ministério Público, que apontou que membros da antiga diretoria da Portuguesa foram pagos para que o atleta fosse escalado irregularmente, culminando no rebaixamento da equipe em 2013.

Apesar do péssimo momento, o time de José Augusto tira alento do equilíbrio histórico nos confrontos contra o Avaí, já que o clube catarinense jamais venceu a Portuguesa em Florianópolis - foram três jogos e três empates até hoje.

FICHA TÉCNICA
AVAÍ X PORTUGUESA

Local : Estádio da Ressacada, em Florianópolis-SC
Data : 18 de novembro de 2014, terça-feira
Horário : 19h30 (de Brasília)
Árbitro : Paulo Henrique de Melo Salmazio (MS)
Assistentes : Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Diego Grubba Schitkovski (PR)

AVAÍ : Vagner; Bocão, Antonio Carlos, Pablo e Eltinho; Eduardo Costa, Revson, João Filipe e Marquinhos; Anderson Lopes e Roberto
Técnico : Geninho

PORTUGUESA : Rafael Santos; Bruno Ferreira, Mateus Alonso, Brinner e Luciano Castán; Renan, Bruno Piñatares, Diogo Orlando, Gabriel Xavier e Felipe Nunes; Luan
Técnico : José Augusto

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.