Holanda fez 6 a 0 jogando em casa e se manteve na cola de Irlanda e República Checa, que lideram o grupo A

No início da tarde desse domingo, quatro jogos deram sequência à quarta rodada das eliminatórias para a Euro 2016. Pelo grupo A, a Holanda atropelou a Letônia por 6 a 0. Com o resultado - que abriu a rodada no grupo -, a Holanda se manteve na terceira posição, subindo a seis pontos, na cola das líderes Irlanda e República Checa, que tem nove cada e duelam mais tarde nesse domingo, às 17h45 (de Brasília). Já a Letônia ocupa o quarto lugar com apenas dois, e pode cair para a lanterna ainda nesta rodada, já que Cazaquistão e Turquia - as duas equipes abaixo dela - ainda se enfrentam mais tarde.

Robben marcou duas vezes na goleada por 6 a 0 da Holanda sobre a Letônia
Peter Dejong/AP
Robben marcou duas vezes na goleada por 6 a 0 da Holanda sobre a Letônia


O jogo - A pressão do Carrossel Holandês começou cedo na Amsterdam Arena. Logo no segundo minuto da partida, o time de Guus Hiddink bateu na trave após uma jogada ensaiada. Tudo começou com Robben, que cruzou para Van Persie. O atacante do Manchester United disputou com os zagueiros e rolou para Afellay, que carimbou o poste direito de Kolinko.

Três minutos depois, a trave não atrapalhou. Van Persie recebeu um cruzamento, novamente dos pés de Robben, e cabeceou no canto do goleiro da Letônia, para abrir o placar e dar a vantagem à Laranja Mecânica.

Apesar da vantagem, Hiddink logo teve que queimar a sua primeira substituição, quando o lateral Blind caiu no gramado depois de uma dividida com Sabala, e teve que sair para a entrada do meio-campista Clasie.

Van Persie e Sneijder comemoram gol da Holanda contra a Letônia
Peter Dejong/AP
Van Persie e Sneijder comemoram gol da Holanda contra a Letônia

Na altura dos vinte minutos do primeiro tempo, os números do jogo já demonstravam o desequilíbrio no jogo, com 81% de posse de bola para os holandeses, que não davam espaços. Aos 29, Robben protagonizou um lance plástico de muita categoria, chamando a marcação de dois adversários, passando o pé em cima da bola e pedalando. A ginga do craque do Bayern de Munique foi interrompida pela zaga, que cedeu escanteio.

Na sequência, Sneijder colocou a bola na cabeça de Van Persie, que testou para o chão e viu Kolinko defender. No minuto seguinte, o goleiro da Letônia nada pode fazer para evitar o gol de Robben, que tabelou com Van Persie e bateu de canhota de fora da área. Com efeito, a bola fez uma curva e enganou o goleiro Kolinko, que só pode buscá-la nas redes e lamentar o golaço do camisa 11.

Menos de dez minutos depois, mais festa em Amsterdã, dessa vez graças a Huntelaar. O centroavante recebeu cruzamento de Afellay e escorou para a meta adversária.

Seguindo a cartilha do primeiro tempo, a Holanda voltou a carimbar a trave na etapa final, dessa vez com Robben em cobrança de falta. A bola explodiu na junção entre a trave esquerda e o travessão.Ainda deu tempo para mais três gols. Aos 35, dos pés do zagueiro Jeffrey Bruma. Após um cruzamento de Sneijder, o beque aproveitou um desvio de cabeça de Van Persie e, livre dentro da área, só teve o trabalho de completar para a meta.

Um minuto depois, Robben fez a sua jogada característica, dominando pela direita, cortando para o pé esquerdo e a batida com efeito para o fundo da rede.

Huntelaar fechou a conta aos 42, no melhor estilo de centroavante. O camisa 9 recebeu de Sneijder, girou sobre a marcação e bateu firme no cantinho, definindo o 6 a 0 no marcador da Amsterdam Arena.

Chipre e Noruega vencem Andorra e Azerbaijão; Bélgica e Gales só empatam

Em jogos válidos pelo grupo B, a seleção de Chipre goleou a Andorra por 5 a 0, enquanto a Bélgica apenas empatou sem gols com a equipe de País de Gales. Com os resultados, os galeses permanecem na liderança com oito pontos, enquanto Chipre e Bélgica são terceiro e quarto colocados, respectivamente. Andorra é a lanterna do grupo com nenhum ponto somado até o momento. Neste domingo, os times de Israel e Bósnia-Herzegovina fecham a rodada no grupo.

Pelo grupo H, a Noruega bateu o Azerbaijão por 1 a 0 e se aproximou das líderes Croácia e Itália, que entram em campo mais tarde, às 17h45 (de Brasília). Os azerbaijanos estão na lanterna com zero pontos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.