Veterano zagueiro perdeu a posição para Nathan, de 19 anos, que só foi promovido aos profissionais por falta de opção

O zagueiro Lúcio
Djalma Vassão/Gazeta Press
O zagueiro Lúcio

Deixar Lúcio na reserva de Nathan, zagueiro de 19 anos que só foi promovido aos profissionais por falta de opção há menos de três meses, não foi uma decisão fácil para Dorival Júnior. Contra o Atlético-MG, neste sábado, o veterano não ficará nem no banco por conta de uma virose, mas simplesmente abrir mão do titular da seleção brasileira em três Copas do Mundo é um fato que incomoda o técnico do Palmeiras .

"Não é confortável para nenhum profissional, sou muito sincero em reconhecer. Não me sinto tranquilo tomando essa decisão", admitiu o treinador em entrevista coletiva nesta sexta-feira, que deixou de escalar o jogador de 36 anos como titular após vê-lo não conseguir acompanhar a velocidade dos garotos do Santos na derrota por 3 a 1, no último dia 19.

Dorival saca Juninho e testa opções no time titular do Palmeiras

"Em algum momento, lá atrás, já vi acontecer com muitos profissionais, mas o Lúcio é um atleta que tem uma história que precisa ser respeitada e a postura dele é muito profissional. Não esmoreceu nem diminuiu o ritmo de trabalho. Pelo contrário, tem trabalhado muito forte e tem sido uma pessoa muito correta ali dentro", elogiou o treinador.

Após perder aquele clássico, Dorival viu Lúcio ficar fora contra o Cruzeiro sob necessidade de reforço muscular, mesmo motivo alegado para sua ausência diante do Bahia no último domingo. O veterano ficou no banco, efetivamente, apenas contra o Corinthians, quando o técnico deixou clara sua preferência por Nathan.

Com eleição próxima no Palmeiras, Dorival blinda time e deixa cargo à disposição

Campeão da Copa do Mundo de 2002 e de tudo que disputou durante 11 anos na Europa, exatamente o tempo em que esteve na seleção, Lúcio chegou a treinar separado no São Paulo em 2013 e, neste ano, após ver o técnico da Chapecoense, Jorginho, avisar que é um atalho para o Verdão sofrer gols, o zagueiro alegou que estava atuando no sacrifício, com dores musculares.

Para este sábado, uma virose o deixa fora. "Agora, ele não está relacionado porque perdeu muito peso pela virose, detectada ontem (quinta-feira). Não há fato nenhum que liga sua ausência à nova situação. É um profissional, acima de tudo, e será respeitado em todos os momentos, como vem sendo. É apenas uma opção técnica minha e que, admito, não me deixa confortável por toda sua história e seu profissionalismo", ressaltou Dorival.

Além de Lúcio, o técnico também não poderá contar com o volante Wesley, suspenso por acúmulo de três cartões amarelos, o zagueiro Thiago Martins, em recondicionamento físico, o volante Eguren, em tratamento de uma lesão na coxa esquerda, e os atacantes Rodolfo, que operou o tornozelo esquerdo, e Leandro, com um edema ósseo no pé esquerdo.

Confira os 23 relacionados para enfrentar o Atlético-MG neste sábado:

Goleiros: Fernando Prass e Jailson
Laterais: João Pedro, Wendel, Victor Luis e Juninho
Zagueiros: Nathan, Tobio e Gabriel Dias
Volantes: Marcelo Oliveira, Renato, Washington e Bruninho
Meias: Valdivia, Mazinho, Patrick Vieira, Bernardo, Allione e Felipe Menezes Atacantes: Mouche, Henrique, Diogo e Cristaldo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.