Volante é pouco utilizado pelo Tottenham e entre aqueles que estiveram no Mundial com a seleção é quem menos joga

Paulinho tem só seis jogos pelo Tottenham na temporada: quatro pela Liga Europa
Andrew Caballero-Reynolds/Getty Images
Paulinho tem só seis jogos pelo Tottenham na temporada: quatro pela Liga Europa

O volante Paulinho, do Tottenham , é o jogador brasileiro que esteve na última Copa do Mundo que vem tendo menos oportunidades de atuar por seu clube na Europa. Titular de Luiz Felipe Scolari nos três primeiros jogos do Mundial, o ex-corintiano jogou apenas um dos nove jogos da equipe na Premier League (e entrou no segundo tempo, atuando por cerca de 30 minutos na derrota por 1 a 0 para o West Bromwich em casa).

Veja a classificação, jogos, artilharia e notícias do Campeonato Inglês

Só o goleiro Julio Cesar, também titular de Felipão, jogou tão pouco na liga nacional que atua: fez um jogo do Benfica no Campeonato Português. Henrique, zagueiro do Napoli, jogou duas vezes no Italiano, e Bernard, do Shakhtar Donestk, atuou três vezes pelo Ucraniano. 

Leia mais: Em baixa, Paulinho pode ser repatriado pelo Corinthians, diz jornal inglês

Paulinho teve até um bom início no clube de Londres, onde chegou em julho do ano passado. Na temporada 2013/2014, jogou 30 jogos da Premier League e marcou seis gols. Foram cinco jogos na Liga Europa (com um gol) e dois na Copa da Liga Inglesa (um gol). 

A mudança de técnico da equipe foi determinante para a queda de Paulinho. André Villas-Boas foi responsável por sua indicação, mas deixou o clube na metade da temporada. Com Tim Sherwood, ele começou a perder espaço. A chegada de Maurício Pochettino foi ainda pior para o brasileiro. 

Paulinho jogou seis partidas ao todo na temporada. Quatro deles na Liga Europa, que tradicionalmente é tratada em segundo plano pelos clubes ingleses. A outra partida foi pela Copa da Liga Inglesa.

A situação do brasileiro na temporada rendeu notícias na Inglaterra de que o Corinthians poderia ser seu destino em janeiro de 2015. Pochettino, contudo, negou a possibilidade de emprestar Paulinho ao clube paulista .

Desde o fim da Copa do Mundo, Paulinho não foi mais convocado para defender a seleção brasileira.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.