Com resultado, gaúchos podem cair para o sétimo lugar na tabela e paranaenses voltam à zona de rebaixamento

Coritiba e Grêmio fizeram um duelo muito equilibrado e disputado neste sábado, e o resultado acabou refletindo a paridade de forças demonstrada na chuva que caiu sob o Couto Pereira. O time paranaense abriu o placar com Leandro Almeida, mas cedeu o empate aos gaúchos no fim, com um gol de cabeça de Riveros. O resultado não serve a ninguém: o Grêmio segue fora do G-4 (é 6º, com 51 pontos), e o Coxa retorna à zona de rebaixamento, em 17º, com 33.

Confira classificação, tabela de jogos e artilharia do Campeonato Brasileiro

O Grêmio começou melhor, com mais posse de bola ofensiva, mas o Coxa foi mais efetivo no primeiro tempo, e aproveitou uma sequência de levantamentos na área gaúcha para abrir o placar. Em desvantagem, o time de Luiz Felipe Scolari pressionou durante todo o segundo tempo e teve seu esforço premiado aos 39 minutos, em um belo cruzamento de Pará cabeceado com precisão pelo paraguaio Riveros.

Alex, do Coritiba, e Matheus, do Grêmio, durante o confronto entre as duas equipes pelo Campeonato Brasileiro
Getty Images
Alex, do Coritiba, e Matheus, do Grêmio, durante o confronto entre as duas equipes pelo Campeonato Brasileiro

Os dois times terão agora uma semana de folga. O Grêmio receberá o Vitória, na Arena, e o Coritiba visita o Corinthians, em São Paulo. Os dois jogos serão no sábado que vem.

O jogo

A partida foi disputada sob forte chuva em Curitiba. O começo foi estudado, mas o Tricolor Gaúcho jogava melhor, com posse de bola ofensiva, no campo do Coxa. A primeira boa chance veio em um chute rasteiro de Dudu, aos 25, que Vanderlei espalmou no cantinho.

A partir daí, o Coritiba se ligou no jogo e passou a insistir no jogo aéreo, em uma blitz com quatro chances em três minutos. Primeiro, Norberto tentou encobrir Marcelo Grohe em cruzamento e obrigou o goleiro a se esticar todo para evitar o gol. Na cobrança do escanteio, Luccas Claro ganhou pelo alto e cabeceou na trave. Aos 29, Alex recebeu cruzamento livre na área e Grohe mandou a escanteio, com uma ótima defesa. No lance seguinte, não houve jeito: Leandro Almeida ganhou de Bressan por cima e mandou para o fundo das redes.

Com Alán Ruiz no lugar de Matheus Biteco, o Grêmio voltou mais ofensivo para o segundo tempo. Aos seis minutos, Zé Roberto foi lançado na cara do gol, caiu após chegada de Vanderlei na área e o árbitro deu amarelo por simulação ao lateral gremista. Aos 19, Ruiz deu lindo passe para Ramiro estourar, e Vanderlei espalmou. O Coxa respondeu aos 23, quando Robinho ganhou na raça de Bressan e chutou. Marcelo Grohe desviou e ela bateu na trave.

O Grêmio quase empatou aos 33: Lucas Coelho, que recém havia entrado, cabeceou no travessão após escanteio batido por Zé Roberto. Aos 38, Alán Ruiz chutou de longe e Vanderlei fez grande defesa. No minuto seguinte, de tanto martelar, o time gaúcho chegou ao empate: Pará centrou com perfeição para a área e Riveros desviou de cabeça: 1 a 1. Aos 48, o Coxa perdeu uma chance de ouro: Joel girou, Marcelo Grohe defendeu e Robinho chegou livre no rebote, mas, sem goleiro, chutou por cima do gol.

FICHA TÉCNICA -  CORITIBA 1 x 1 GRÊMIO

Local : Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data : 25 de outubro de 2014, sábado
Horário : 18h30 (de Brasília)
Árbitro : Dewson Fernando Freitas da Silva (Asp. Fifa-PA)
Assistentes : Cleriston Clay Barreto Rios (Fifa-SE) e Márcio Gleidson Correia Dias (Asp. Fifa-PA)
Cartões amarelos : Robinho e Norberto (Coritiba); Matheus Biteco, Zé Roberto, Alán Ruiz, Riveros e Lucas Coelho (Grêmio)

GOLS :
CORITIBA : Leandro Almeida, aos 30 minutos do primeiro tempo
GRÊMIO : Riveros, aos 39 minutos do segundo tempo

CORITIBA : Vanderlei; Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Sérgio Manoel (Dudu), Rosinei, Robinho e Alex (Hélder); Zé Love (Élber) e Joel
Técnico : Marquinhos Santos

GRÊMIO : Marcelo Grohe; Pará, Geromel, Rhodolfo e Zé Roberto; Ramiro, Matheus Biteco (Alán Ruiz) e Riveros; Erik (Lucas Coelho), Barcos e Dudu (Nicolas Careca)
Técnico : Luiz Felipe Scolari

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.