Times têm 43 pontos. Mas o clube paulista é o terceiro, duas posições à frente do rival gaúcho, por ter melhor saldo de gols

Grêmio vem de vitória sobre o Botafogo
Getty Images
Grêmio vem de vitória sobre o Botafogo

Um dos principais duelos da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro será entre Grêmio e São Paulo, em Porto Alegre. Marcada para 16h20 (de Brasília), a partida reúne duas equipes em momentos distintos, mas que chegam ao jogo com os mesmos 43 pontos, separadas apenas pelo saldo de gols e em disputa por um lugar no G4. O time paulista é o terceiro, duas posições à frente do adversário, que também tem o Atlético-MG à frente.

O caráter de decisão que reveste a partida é nítido em Porto Alegre. Todos os 26 mil ingressos postos à venda foram esgotados dois dias antes da partida, na quinta-feira. Como pelo menos 20 mil sócios que não necessitam adquirir entradas devem comparecer, a expectativa é de um público de quase 50 mil pessoas na Arena do Grêmio. Em jogos oficiais, o recorde é de 47.244 torcedores, registrado no confronto com o San Lorenzo, pela Copa Libertadores deste ano.

A torcida gaúcha será um complicador a mais para o São Paulo, que chegou a ser o principal concorrente do Cruzeiro na disputa pelo título, após vencê-lo no Morumbi. Desde então, porém, foram quatro rodadas sem vitória e apenas um ponto somado. Ainda sem Muricy Ramalho, que segue de repouso depois de sofrer de arritmia cardíaca, a equipe será mais uma vez comandada interinamente por Milton Cruz, coordenador técnico.

São Paulo vem de derrota para o Fluminense
Getty Images
São Paulo vem de derrota para o Fluminense

Após recuperar parte da confiança ao vencer o Huachipato no meio de semana, pela Copa Sul-americana, o treinador interino tem muitos desfalques. O lateral direito Auro e os zagueiros Rafael Toloi, Antônio Carlos Lucão estão lesionados, ao passo que outros quatro jogadores estão suspensos. Além do volante Souza (punido com um jogo pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva por ofensa à arbitragem do clássico contra o Corinthians), três cumprem suspensão por cartões amarelos (o lateral esquerdo Álvaro Pereira, o volante Denilson e o atacante Luis Fabiano).

O Grêmio, em contrapartida, chega completo e confiante para a partida. Sob o comando de Luiz Felipe Scolari, a equipe firmou-se como a melhor defesa da competição nacional, com apenas 14 gols sofridos em 25 jogos. No total, já são nove partidas de invencibilidade. O goleiro Marcelo Grohe, recém-convocado para a Seleção Brasileira, não é vazado há oito jogos. A última vez no certame foi em 24 de agosto, há mais de 40 dias, na vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians.

Além da boa fase e da certeza de que entrará no G-4 caso vença, o Grêmio não tem baixas. Durante a semana, o zagueiro Rhodolfo e os meio-campistas Zé Roberto e Fellipe Bastos foram poupados de alguns treinamentos, mas todos devem atuar sem restrições diante do São Paulo. Pela primeira vez desde que retornou ao clube gaúcho, Felipão terá a chance de repetir a escalação de uma rodada para a outra.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X SÃO PAULO

Local : Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data : 4 de outubro de 2014, sábado
Horário : 16h20 (de Brasília)
Árbitro : Felipe Gomes da Silva (Asp. Fifa-PR)
Assistentes : Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Ivan Carlos Bohn (PR)

GRÊMIO : Marcelo Grohe; Pará, Geromel, Rhodolfo e Zé Roberto; Walace, Ramiro e Fellipe Bastos; Luan, Barcos e Dudu
Técnico : Luiz Felipe Scolari

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Luis Ricardo (Hudson), Paulo Miranda, Edson Silva e Michel Bastos (Reinaldo); Hudson, Maicon, Ganso e Kaká; Alexandre Pato e Alan Kardec
Técnico: Milton Cruz (interino)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.