Derrota para o Palmeiras, combinado com outros resultados, poderá colocar o time catarinense na zona da degola

O desempenho em casa tem mantido a Chapecoense fora da zona de rebaixamento neste Campeonato Brasileiro , mas a situação pode mudar neste sábado. Ao ser derrotada pelo Palmeiras na última quinta-feira, a equipe catarinense passa a correr riscos de terminar a 26ª rodada no Z-4, o que não acontece há quase um turno.

Confira a classificação atualizada, artilharia e notícias do Brasileirão

Bruno Rangel é abraçado pelos companheiros após marcar o primeiro gol da Chapecoense na derrota para o Palmeiras, no Pacaembu
Friedemann Vogel/Getty Images
Bruno Rangel é abraçado pelos companheiros após marcar o primeiro gol da Chapecoense na derrota para o Palmeiras, no Pacaembu


A Chapecoense não se vê entre os quatro últimos desde a oitava rodada, quando perdeu por 2 a 0 para o Internacional. De lá para cá, sempre rondou a zona perigosa, mas manteve-se acima por conta do bom aproveitamento na Arena Condá. Nos últimos cinco jogos, por exemplo, a Chape conquistou 11 importantes pontos em seus domínios.

Mas a sequência de invencibilidade pode não ser suficiente. Se o Botafogo vencer o Vitória neste sábado, em duelo direto contra o rebaixamento, ultrapassa a Chapecoense e a joga para o temido poço que culmina na degola. O possível destino seria consequência do péssimo aproveitamento da equipe catarinense nos chamados "jogos de seis pontos".

E mais: Com virada e três de Henrique, Palmeiras vence Chapecoense e sai da degola

Analisando os oito embates contra os cinco concorrentes da luta pela permanência, a Chape conquistou apenas duas vitórias - sobre Palmeiras e Bahia, no primeiro turno. Contra Botafogo, Vitória, Criciúma e Coritiba, que atualmente estão no Z-4, foram três empates e três derrotas até aqui. O retrospecto ficou ainda pior com a derrota por 4 a 2 sofrida nesta quinta-feira, no Pacaembu.

Para mudar este quadro, o time de Santa Catarina ainda tem três compromissos deste gênero: duelos contra Bahia, na 28ª rodada; Vitória, na 34ª; e Botafogo, na 36ª. Antes disso, porém, a equipe catarinense vai a campo neste Brasileirão para receber o Internacional, no próximo dia 09.

Confira o retrospecto da Chapecoense contra rivais diretos:

1ª rodada - Chapecoense 0 x 0 Coritiba
6ª rodada - Criciúma 1 x 0 Chapecoense
7ª rodada - Chapecoense 2 x 0 Palmeiras
9ª rodada - Chapecoense 2 x 1 Bahia
15ª rodada - Vitória 0 x 0 Chapecoense
17ª rodada - Botafogo 1 x 0 Chapecoense
20ª rodada - Coritiba 3 x 0 Chapecoense
25ª rodada - Chapecoense 1 x 1 Criciúma
26ª rodada - Palmeiras 4 x 2 Chapecoense

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.