Após empate na última rodada, time paulista busca aproveitar fator casa para se aproximar da parte de cima da tabela

Santos vem de empate com o Grêmio
Lucas Uebel/Getty Images
Santos vem de empate com o Grêmio

O Santos faz neste domingo, a partir das 18h30, aquele típico jogo em que entra em campo com a responsabilidade total pela vitória. Até um empate diante do Figueirense no duelo válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro deve ser encarado como resultado ruim, principalmente pelo confronto estar marcado para a Vila Belmiro.

Na última rodada, o time do técnico Enderson Moreira ficou no 0 a 0 com o Grêmio, em Porto Alegre, e pelo menos quebrou a série de seis derrotas seguidas fora de casa. A missão agora é bater o time de Santa Catarina em seu território para embalar uma sequência positiva que alavanque a equipe para a parte de cima da tabela de classificação.

A escalação não deve sofrer alterações. Mena segue com um incômodo no músculo posterior da coxa direita e dificilmente estará à disposição para o jogo. O lateral esquerdo chileno sofreu a lesão enquanto servia sua seleção e voltou a sentir o mesmo local apenas dois treinos depois de ter sido liberado pelo Departamento Médico do Peixe.

Já Thiago Ribeiro pode retornar ao time, mesmo que no banco de reservas. Dores na lombar tiraram o atacante de ação contra o Coritiba e contra o Grêmio, porém, após tratamento intensivo, o jogador deve estar apto a entrar em campo contra o Figueirense. A dúvida é se Enderson Moreira vai voltar a sacar Gabriel do time, já que Robinho e Leandro Damião são praticamente intocáveis no alvinegro praiano.

Alison, que cumpriu suspensão na última quinta-feira, tem o retorno garantido. Com isso, Souza volta a ficar como opção.

Apesar de não ter jogadores suspensos para a partida deste domingo, alguns atletas terão de ter mais cautela, pois podem desfalcar o time na próxima rodada, contra o Atlético-MG. Alan Santos, Cicinho, Edu Dracena, David Braz e Lucas Lima entrarão em campo pendurados com dois cartões amarelos.

Figueirense empatou com Criciúma na última rodada
Gazeta Press
Figueirense empatou com Criciúma na última rodada

Com 26 pontos e preocupado com a proximidade da zona de rebaixamento, o Figueirense chega para o jogo contra o Santos com dúvida na escalação. Sem vencer há três rodadas, o time de Argel pode surpreender e entrar em campo com três atacantes. O técnico não descarta a opção, mas já avisou que vai tomar a decisão minutos antes da partida começar.

Apesar da aparente má fase, é importante destacar que o Figueirense já aprontou neste Campeonato Brasileiro, com destaque para as vitórias em cima do Corinthians, no primeiro jogo oficial da Arena, em Itaquera, e da surpreendente virada diante do Internacional, em pleno Beira-Rio.

FICHA TÉCNICA
SANTOS X FIGUEIRENSE

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 21 de setembro de 2014, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO-ESP-2)
Assistentes: Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO-CBF-1) e Leone Carvalho Rocha (GO-CBF-2)

SANTOS: Aranha, Cicinho, David Braz, Edu Dracena e Zé Carlos; Alison, Rouca e Lucas Lima; Robinho, Gabriel e Leandro Damião
Técnico: Enderson Moreira

FIGUEIRENSE: Tiago Volpi; Leandro Silva, Thiago Heleno, Marquinhos e Marquinhos Pedroso; Paulo Roberto, Marco Antônio, Giovanni Augusto, Pablo (França), Clayton e Everaldo
Técnico: Argel Fucks

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.