Tamanho do texto

Atuação de Anderson Daronco, que expulsou Valdivia no Pacaembu, gerou muitas reclamações no clube

Valdivia recebe o cartão vermelho no empate do Palmeiras contra o Flamengo
Getty Images
Valdivia recebe o cartão vermelho no empate do Palmeiras contra o Flamengo

Valdivia já foi punido pela expulsão contra o Flamengo, mas o Palmeiras quer mais do que desdobramentos internos por conta do que ocorreu no empate de quarta-feira. O clube protocolou pedido na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que sejam afastados o árbitro gaúcho Anderson Daronco e todos os seus assistentes na partida no Pacaembu.

"A intenção da Sociedade Esportiva Palmeiras é que os árbitros envolvidos na partida possam ser submetidos a um período de reciclagem, estudos e aprimoramento profissional, para evitar que cometam novos erros e influenciem resultados de outras partidas, considerando que o Campeonato Brasileiro é a competição de maior relevância no País", informa o clube em nota oficial.

A solicitação é para "afastamento e reciclagem" não só de Daronco, mas também dos assistentes José Javel Silveira e José Eduardo Calza e dos assistentes adicionais: Fabricio Neves Correa e Luis Teixeira Rocha, que ficaram atrás dos gols. Todos são filiados da Federação Gaúcha de Futebol.

STJD confirma denúncia por agressão e Valdivia pode ser suspenso em até 12 jogos

O presidente Paulo Nobre também manifestou sua insatisfação em reunião na Federação Paulista de Futebol com Marco Polo Del Nero, presidente da entidade e mandatário eleito para assumir a presidência da CBF a partir do ano que vem.

Após o jogo, o diretor executivo José Carlos Brunoro já tinha qualificado a arbitragem como "ridícula", a ponto de culpar Daronco por "enervar" Valdivia, justificando o pisão do chileno em Amaral. O Palmeiras, na nota oficial desta sexta-feira, considerou a atuação do juiz "duramente criticada por sua conduta técnica".

Os maiores questionamentos são em relação ao toque de mão na bola que o próprio atacante Eduardo da Silva admitiu no segundo gol do Flamengo e, minutos depois, por choque de João Paulo em Henrique no qual, segundo o Verdão, deveria ser marcado pênalti para o Palmeiras. Os dois lances ocorreram no primeiro tempo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.