Tamanho do texto

Anderson Daronco explicou por que expulsou o chileno do Palmeiras em lance com Amaral, volante do Flamengo

Valdivia recebe o cartão vermelho no empate do Palmeiras contra o Flamengo
Getty Images
Valdivia recebe o cartão vermelho no empate do Palmeiras contra o Flamengo

O árbitro de Palmeiras e Flamengo relatou na súmula da partida o pisão de Valdívia em Amaral, no qual o chileno acabou expulso, e pode complicar a situação do jogador no STJD. O procurador Paulo Schmitt já solicitou imagens do lance para definir em qual artigo do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) ele será enquadrado.

"Expulsei, diretamente, aos 37 minutos do segundo tempo, o atleta número 10, Sr. Jorge Luis Valdívia Toro, do Palmeiras, por pisar na nádega do adversário, numero 40, Sr. Mauricio Azevedo Alves, do Flamengo, enquanto o mesmo estava deitado no solo e a partida estava paralisada para uma falta à favor do Flamengo. O atleta atingido não necessitou de atendimento médico e prosseguiu normalmente a partida. O atleta expulso saiu de campo normalmente", relatou o árbitro Anderson Daronco.

"Fiz cagada", se desculpa Valdivia após expulsão. Dorival cogita punir o chileno

O mais provável, segundo Schmitt, é que o jogador seja denunciado por agressão ou jogada violenta. Caso seu lance seja considerado uma agressão, Valdivia será analisado com base no artigo 254-a, no qual a suspensão varia de quatro a 12 jogos. Se for jogada violenta, o artigo é o 254, com pena de uma a seis partidas.

Após a partida, o chileno pediu desculpas e implorou para o STJD: "Agora é só esperar a punição, que não seja tão dependente de tudo que envolve o meu nome. Não sei o que vai acontecer, mas peço desculpas e espero voltar a jogar muito em breve", disse.

Valdívia voltou a jogar após ficar exatamente um mês longe dos gramados por conta de uma lesão. A última partida do atleta tinha sido em 17 de agosto, no clássico diante do São Paulo. Antes disso, o chileno disputou a Copa do Mundo e não jogava pelo alviverde desde o início da preparação para o Mundial.

"Acreditamos muito no Valdivia, é o jogador mais importante do elenco. Quando está em campo, faz muita diferença. Para nós, seria melhor que estivesse em campo o mais rápido possível", declarou o atacante Cristaldo, escolhido para dar entrevista coletiva nesta quinta-feira, na Academia de Futebol.

* Com Gazeta.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.