Tamanho do texto

Com novo técnico, cariocas venceram por 2 a 0 em São Januário e seguem no G4 da Série B do Campeonato Brasileiro

No retorno de Joel Santana à direção técnica, o Vasco derrotou o Luverdense, por 2 a 0, em partida disputada na noite desta terça-feira, em São Januário. O resultado fez o time carioca chegar aos 38 pontos e ocupar a quarta posição, na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro da série B.

A equipe carioca tem a mesma pontuação de Ceará e Avaí, mas é superada nos critérios de desempate. O Luverdense segue com 31 pontos, na oitava posição.

Joel Santana faz anotações na prancheta em sua estreia pelo Vasco
Bruno Turano/Agência Eleven/Gazeta Press
Joel Santana faz anotações na prancheta em sua estreia pelo Vasco

O time carioca não precisou de mostrar um grande futebol para conseguir o resultado positivo. O novo treinador não fez grandes mudanças táticas, mas a equipe cruz-maltina rendeu o suficiente para derrotar um adversário lutador, mas muito limitado. Sem os experientes atacantes Misael e Reinaldo, o Luverdense não conseguiu mostrar agressividade em momento nenhum da partida.

Na próxima rodada, o Vasco vai visitar o Atlético Goianiense, no Serra Dourada. O Luverdense vai receber a Ponte Preta no Passo das Emas.

O jogo

Empurrado pela torcida, o Vasco começou a partida com uma postura ofensiva, apesar de contar apenas com Kleber na frente. Aos cinco minutos, Max Rodriguez levantou bola na área e Rodrigo cabeceou para fora. No minuto seguinte, Lê foi lançado em profundidade e o goleiro Jordi, substituto do criticado Diogo Silva, saiu com precisão para fazer a defesa.

Veja como está a classificação da Série B do Campeonato Brasileiro

Muito recuado, o Luverdense quase não chegava no campo do adversário, e se preocupava apenas em bloquear as investidas da equipe carioca. Aos 14 minutos, a torcida se levantou para aplaudir o voleio de Jhon Cley que pegou um rebote da zaga e mandou a bomba, mas Gabriel Leite fez grande defesa.

A pressão acabou dando resultado e o Vasco marcou o primeiro gol, aos 18 minutos. Após levantamento na área, a bola foi cabeceada na trave e.no rebote, Rodrigo cabeceou para as redes. Logo depois de sofrer o gol, o time do Mato Grosso perdeu o volante Michel e o técnico Júnior Rocha resolveu aproveitar para tornar sua equipe mais ofensiva, colocando o atacante Clécio em campo e deslocando Jean Patrick para a lateral direita.

Maxi Rodríguez marcou o segundo gol do Vasco diante do Luverdense, em São Januário
Agif/Gazeta Press
Maxi Rodríguez marcou o segundo gol do Vasco diante do Luverdense, em São Januário

Aos 26 minutos, quase que o Vasco ampliava. Maxi Rodriguez fez ótimo lançamento para Douglas que pegou, de primeira, mas a bola saiu com grande perigo para o gol defendido por Gabriel Leite. O time dirigido por Joel Santana tinha o controle absoluto do jogo, mas não conseguia construir oportunidades claras para ampliar o marcador. Só aos 30 minutos é que a equipe carioca assustou, em cruzamento para área que Kleber furou. Logo depois, Douglas bateu falta e levou muito perigo ao gol do Luverdense.

Nos últimos minutos do primeiro tempo, o Vasco reduziu o ritmo e passou a administrar o andamento da partida, sem voltar a incomodar a defesa do Luverdense.

O time do Luverdense voltou diferente para o segundo tempo. A equipe de Mato Grosso adiantou sua equipe para tentar pressionar o adversário, enquanto o Vasco mantinha uma postura cautelosa, mantendo apenas Kleber no ataque. As duas defesas levavam clara vantagem sobre os ataques, o que tornava a partida muito monótona.

Aos 13 minutos, Kleber foi derrubado nas imediações da grande área.Douglas bateu muito mal e mandou a bola por cima do travessão. Aos 15 minutos, o Vasco ampliou. Diego Renan avançou, tocou,de primeira, para Maxi Rodriguez que entrou pela direita e colocou com categoria na saída do goleiro Gabriel Leite. Aos 20 minutos, quase que o time carioca marcou o terceiro, mas o goleiro Gabriel Leite conseguiu impedir que a conclusão de Kleber entrasse no canto esquerdo.

Nos minutos finais, sem correr qualquer risco, em função da fraqueza do ataque adversário, o Vasco seguiu administrando o resultado, sem muita preocupação de ampliar o marcador. Joel ainda trocou Kleber e Maxi Rodriguez por Thales e Edmilson, para dar mais fôlego ao ataque, mas nada voltou a acontecer de importante até o fim da partida.

FICHA TÉCNICA
VASCO(RJ) 2 X 0 LUVERDENSE(MT)

Local: São Januário, Rio de Janeiro(RJ)
Data: 9 de setembro de 2014
Horário: 19h30min
Árbitro: Marcos Andre Gomes da Penha(ES)
Assistentes: Fabio Faustino dos Santos e Edson Glicerio dos Santos(ES)

Cartão Amarelo: Kleber(Vas);Jean Patrick, Léo(Luverdense)
Gols: VASCO:Rodrigo, aos 18 minutos do primeiro tempo;Maxi Rodriguez, aos 15 minutos do segundo. tempo.

VASCO: Jordi,Diego Renan, Douglas Silva, Rodrigo e Lorran; Guiñazu, Fabrício, Jhon Cley, Douglas(Dakson) e Maxi Rodriguez(Edmílson); Kleber(Thales)
Técnico: Joel Santana

LUVERDENSE: Gabriel Leite, Michel(Clécio)(Léo), Montoya, Braga e Paulinho; Carlão, Gilson, Samuel, Jean Patrick e Washington(Rubinho); Lê.
Técnico: Júnior Rocha

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.