Estreando Enderson Moreira, time paulista tenta reagir após demissão de Oswaldo, enquando baianos lutam contra a lanterna no Brasileirão

A sequência com uma vitória nos últimos seis jogos no Campeonato Brasileiro acabou derrubando Oswaldo de Oliveira do comando técnico do Santos . Nem mesmo a vitória na Copa do Brasil segurou o treinador no cargo. E é com essa pressão por resultados que Enderson Moreira estreia neste sábado, contra o Vitória , no Pacaembu, em partida válida pela 19ª e última rodada do primeiro turno.

Confira classificação, tabela de jogos e artilharia do Campeonato Brasileiro

"Isso sempre vai existir, essa pressão. Evidente que em alguns é maior, outros menor, mas o Santos entra em qualquer competição para vencer, nunca vai ser diferente", disse o recém contratado técnico, que joga com a responsabilidade de vencer, principalmente porque o adversário é o último colocado na tabela de classificação.

"(O Vitória) é o lanterna do campeonato, mas sei daquilo que o Ney (Franco, técnico) pode mobilizar para a partida. Ele tem uma organização tática, joga sempre para vencer. Sabemos que é um jogo difícil, contamos com o apoio do nosso torcedor, estamos motivados, precisamos pegar uma sequência de vitórias e vamos jogar para buscar o resultado".

Aliás, o torcedor deve ser um forte aliado na partida deste sábado. A diretoria alvinegra realizou uma promoção de ingressos com valores a partir de R$ 5 para lotar o estádio da Capital. E quem for ao jogo vai ver em campo um time muito parecido com o que era comandado por Oswaldo de Oliveira. Enderson não vai mexer na formação da equipe depois de apenas três dias de treino e adiantou que Souza e Zé Carlos substituem Alison e Mena. O jovem volante está com a seleção brasileira Sub-21, enquanto o lateral esquerdo está servindo a seleção chilena em amistosos.

A grande novidade, que não chega a ser uma surpresa, é o retorno de Leandro Damião ao time titular. Após defender e bancar o centroavante em diversos momentos, Oswaldo deixou o camisa 9 no banco de reservas nas duas últimas partidas, contra o Grêmio, pela Copa do Brasil, e contra o Botafogo, pelo Brasileirão. Agora, com Enderson, Damião volta a ter prestígio e retoma a vaga no time titular. Rildo fica no banco.

"Não tive conversa com ele ainda, mas sei e conheço bem as características com o Leandro. Sei que todos os jogadores passam por dificuldades, espero que possa buscar o retorno de boas apresentações com determinação vontade e foco. Principalmente que possa buscar isso de uma maneira constante. Ele é mais de área, tem como característica uma boa finalização para terminar as jogadas, então queremos ele mais próximo disso, onde é perigoso", explicou Enderson, que trabalhou com Damião nas categorias de base do Internacional de Porto Alegre, em 2009.

O Vitória chega para a partida em situação quase desesperadora. O time conquistou os três pontos apenas três vezes no Campeonato Brasileiro, não vence uma partida na competição há cinco jogos e é o lanterna na tabela de classificação. O alento da equipe foi a classificação em cima do Sport para a próxima fase da Copa Sul-Americana, conquistada na última quarta-feira, quando o time reserva acabou mostrando mais serviço do que os ditos titulares. Com o argentino Escudero e os zagueiros Roger Carvalho e Kadu vetados pelo departamento médico, Ney Franco será obrigado a mexer na equipe. Por outro lado, Ayrton, Neto Coruja e Willie, foram liberados e estão à disposição do treinador.

FICHA TÉCNICA -  SANTOS X VITÓRIA

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 6 de setembro de 2014, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva - PR (ASP-FIFA)
Assistente: Bruno Boschilia (PR-FIFA) e Rafael Trombeta (PR-CBF-1)

SANTOS: Aranha, Cicinho, David Braz, Edu Dracena e Zé Carlos; Souza, Arouca e Lucas Lima; Thiago Ribeiro, Gabriel e Leandro Damião.
Técnico: Oswaldo de Oliveira.

VITÓRIA: Gatito Fernandéz; Ayrton, Luiz Gustavo e Juan; Adriano, Cáceres, Richarlyson, Luís Aguiar e Marcinho; Dinei e Caio.
Técnico: Ney Franco

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.