Time baiano está na lanterna do Campeonato Brasileiro, mas busca vitória no torneio continental para ganhar novo ânimo

Em situações opostas na classificação da Série A do Campeonato Brasileiro, Sport e Vitória deixam de lado a disputa do Brasileirão para concentrar esforços nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. A seis pontos do grupo que garante vaga à Copa Libertadores, o rubro-negro pernambucano enfrenta o rubro-negro baiano, que ocupa a lanterna da tabela, nesta quinta, às 22h, na Ilha do Retiro, para tentar chegar ao principal torneio continental pela segunda vez em sua história.

Apesar de o torneio internacional ser um atalho para a Copa Libertadores, o elenco do Sport não quer se desvincular de nenhuma das disputas. O volante Wendel acredita que o time tem condições de brigar em ambas as frentes, por conta da qualidade do time nesta temporada.

"Espero terminar o Campeonato Brasileiro conquistando uma vaga na Libertadores. Isso é o que todo mundo diz e o que vejo condições de ser feito. Temos de brigar na parte de cima. Já na Sul-americana, temos elenco e condições para chegar nas finais com esse time", considerou o jogador.

Após a derrota para o Fluminense, no fim de semana, o técnico Eduardo Baptista tem reforços à disposição para mudar a forma do time atuar. Recuperado de uma lesão na coxa direita, o zagueiro Ewerton Páscoa superou as expectativas do departamento médico e treinou sem restrições, podendo ser escalado como titular ao lado de Durval na zaga.

"O trabalho foi muito puxado e eu não senti nada. À tarde, trabalhei com bola e também não senti dor. Estou 100% e me sentindo confiante", comentou. "Acredito que perdi muito pouco do condicionamento físico porque já vinha trabalhando e também venho jogando desde o início do ano", acrescentou o defensor.

Além de dispor da zaga titular, Baptista poderá escalar os dois principais reforços do Sport para a continuidade da temporada. Regularizados na CBF e apresentando bom rendimento nos treinamentos, os meio-campistas Ibson e Diego Souza foram relacionados para o confronto e, enquanto Ibson tem chances de começar entre os 11, o camisa 87 deve entrar no decorrer da partida.

Desconsiderando a má fase do adversário na Série A, o lateral-direito Patric, um dos destaques do elenco nesta temporada, afirma que não será um jogo fácil e pede atenção à equipe. "Se engana quem pensa que o Vitória vem desmotivado. Eles acabaram de mudar de treinador e não estão numa situação boa no Brasileiro, tudo isso traz uma motivação enorme para qualquer equipe. Esse é o momento que todos os jogadores do elenco deles vão mostrar que querem ser titulares. É preciso ter atenção", alertou o camisa 12.

Na lanterna da tabela do Brasileirão e há quatro jogos sem vencer, o Vitória aposta no retorno de Ney Franco para dar a volta por cima, começando pela disputa da Sul-Americana. Após ser apresentado oficialmente na segunda-feira, após três meses longe do clube, o técnico precisou comandar apenas três treinamentos para apontar as mudanças que fará na equipe logo em sua estreia, nesta quinta-feira.

Apesar de ter tendência a manter a formação com três atacantes, utilizada pelo auxiliar Éder Bastos na partida do fim de semana, Ney promoveu a entrada do goleiro Fernández no lugar de Wilson, além de testar o recém-contratado Ednei na zaga e o jovem Willie no ataque. É provável que alguns atletas considerados titulares, como o atacante Caio e o meio-campista Neto Coruja, sejam poupados para o próximo jogo pelo Brasileiro, contra o Flamengo.

No clube desde julho, o zagueiro assinou contrato nesta terça-feira e deve ter a primeira oportunidade no time titular. Também contratado nesta semana, o meia-atacante Edno já está com o contrato regularizado, mas deve ser poupado por não reunir condições físicas. O meia pode ser preparado para o jogo de domingo, no Barradão.

Ciente da péssima campanha, Ednei considera que um triunfo na Sul-Americana pode dar o ânimo necessário à equipe para deixar a zona de rebaixamento da Série A. "Sabemos que no Brasileiro a situação não está boa para a nossa equipe. Mas, mesmo sendo em outra competição, temos que vencer. Uma vitória já dá outro ânimo para o grupo, no final de semana iremos mais fortes contra o Flamengo", considerou o novo reforço.

Confira os jogos que envolvem equipes estrangeiras na Sul-americana nesta quinta-feira:

Danubio (URU) x Deportivo Capiata (PAR) - 17h
Caracas (VEN) x Inti Gas Desportes (PER) - 19h30
Cesar Vallejo (PER) x Millonarios (COL) - 19h30
Deportivo Cali (COL) x Cajamarca (PER) - 22h
Wilstermann (BOL) x Penãrol (URU) - 22h

FICHA TÉCNICA:
SPORT-PE X VITÓRIA-BA

Local: Estádio da Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Data: 28 de agosto, quinta-feira
Hora: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Oscar Maldonado (Bolívia)
Assistentes: Wilson Arellano e Javier Bustillos (ambos da Bolívia)
Quarto árbitro: Sandro Meira Ricci (Brasil)

SPORT: Magrão, Patric, Ewerton Páscoa, Durval e Renê; Rithely, Wendel e Ibson; Felipe Azevedo, Ananias e Neto Baiano
Técnico: Eduardo Baptista

VITÓRIA: Fernández, Ayrton, Edinei, Luiz Gustavo e Euller (Mansur); Richarlyson, José Welison e Marcinho; Willie, Marcos Júnior e Guillermo Beltrán (Dinei)
Técnico: Ney Franco

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.