Além do clube português, Maribor, Apoel e Bate Borisov também se garantem na fase de grupos da competição

Jackson Martinez marcou um dos gols do Porto
AP
Jackson Martinez marcou um dos gols do Porto

Diante de um público de 45 mil pessoas, o Porto venceu o Lille por 2 a 0 no jogo de volta dos playoffs da Liga dos Campeões e conquistou uma vaga na fase de grupos. Após vencer o primeiro embate por 1 a 0 na França, o clube português recebeu a equipe francesa em casa e podia até empatar para avançar, mas garantiu a vitória com gols de Brahimi e Jackson Martinez.

Com cinco brasileiros no time titular - Fabiano, Danilo, Maicon, Alex Sandro e Casemiro, além do reserva Evandro -, o Porto começou melhor, com mais posse de bola e controle do meio-campo. Muito ofensivo, a equipe lusa encurralou o Lille, que jogou recuado.

A primeira oportunidade saiu aos nove minutos do primeiro tempo. Oliver Torres virou o jogo para Danilo, que fez o cruzamento para Jackson ajeitar com os pés, mas a bola foi para fora. Aos 29, a defesa do Porto errou na saída, Gueye não conseguiu o domínio e Maicon chegou para tirar o perigo com um carrinho, dando a primeira boa chance ao time francês.

Aos 38, o brasileiro Alex Sandro se machucou e foi substituído pelo zagueiro Diego Reyes. A lesão do jogador pode ser um problema para a Seleção Brasileira, já que ele está na lista de convocados de Dunga para os amistosos contra Colômbia e Equador em setembro.

No primeiro minuto da etapa complementar, o Porto teve outra chance boa. Danilo cruzou de direita, Herrera apareceu e cabeceou com perigo. O goleiro Enyeama se esticou e espalmou no canto direito, salvando o Lille. Mas dois minutos depois veio o gol português. O argelino Brahimi cobrou falta com categoria e mandou a bola por cima da barreira, no canto direito, e abriu o placar para o Porto.

Aos 24, Jackson Martínez ampliou a vantagem. O lateral Souaré perdeu a bola no ataque, a sobra ficou com Brahimi, que tocou para Martínez completar. 2 a 0 para o Porto, que passou a administrar a vantagem, garantiu o triunfo e a classificação.

Confira os resultados desta quarta:

Apoel (CHP) 4 x 0 Aalborg (DIN)
Bate Borisov (BLR) 3 x 0 Slovan Bratislava (SVK)
Celtic (ESC) 0 x 1 Maribor (ESL)

Nos jogos de ida, as três partidas acabaram empatadas em 1 a 1. Assim, se classificam para a fase de grupos o esloveno Maribor, o cipriota Apoel e o bielorrusso Bate Borisov. Agora, as equipes aguardam o sorteio dos grupos, que acontece na próxima quinta-feira, em Monaco.

*Com Gazeta

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.