Em 2013, clube de Londres recebeu 100 milhões do Real Madrid por Bale, mas investimento em seguida não rendeu o esperado

Luis Suárez: atacante uruguaio foi vendido para o Barcelona por 85 milhões de euros
Paul Gilham/Getty Images
Luis Suárez: atacante uruguaio foi vendido para o Barcelona por 85 milhões de euros

O jogo diante do Southampton neste domingo, pela rodada de abertura do Campeonato Inglês , marcará o início de uma nova fase do Liverpool . Atual vice-campeão nacional e de volta à Liga dos Campeões após quatro anos de ausência, o clube terá de se virar sem aquele que foi o principal responsável por recolocá-lo em posição de destaque. Trata-se do atacante uruguaio Luis Suárez, que se transferiu ao Barcelona por 85 milhões de euros. A venda acabou impondo o desafio de aproveitar a situação melhor que o Tottenham em 2013.

Veja também: Quem virou a casaca e pode surpreender o fã do Campeonato Inglês

Há um ano, o time de Londres passou por situação bem semelhante. Seu principal jogador até então, o galês Gareth Bale, foi vendido para o Real Madrid por cerca de 100 milhões de euros. O Tottenham imediatamente tratou de investir o dinheiro recebido em novos jogadores. As principais aquisições foram os atacantes Soldado e Lamela e o meio-campista brasileiro Paulinho. Só nestes três, foram desembolsados mais de 83 milhões de euros. Mas as coisas não saíram exatamente como o planejado. 

Leia ainda: Após temporada desastrosa, United tenta se reerguer com Van Gaal

Soldado fez apenas seis gols nos 28 jogos que disputou pelo clube no Campeonato Inglês, sendo 22 deles como titular. Mesmo não sendo atacante, Paulinho teve o mesmo número de gols, mas intercalou altos e baixos ao longo de suas 30 atuações. Já Lamela não balançou as redes e entrou em campo apenas nove vezes. O Tottenham terminou a competição em quinto lugar, uma posição abaixo do que tinha conseguido ficar no último ano em que contou com Bale.

E mais: Referência dentro de campo, Premier League não reflete força na seleção inglesa

O Liverpoool também tratou de investir o dinheiro que recebeu no elenco. Três novidades à disposição do técnico Brendan Rodgers vieram do Southampton, que conquistou um surpreendente oitavo lugar no último Campeonato Inglês: o atacante Rickie Lambert, o meio-campista Adam Lallana e o zagueiro Dejan Lovren. Outra aquisição que chamou a atenção foi a Lazar Markovic, atacante de 20 anos que vinha se destacando pelo Benfica. Além disso, a negociação para tirar o lateral Alberto Moreno do Sevilla está próxima de ser concretizada.

Veja as principais transações do futebol europeu:

As mudanças animam Rodgers, que celebra o fato de o Liverpool ter conseguido contratar jogadores que estavam na mira de outros times da Europa. “É um grande indicador do progresso do clube, que simboliza muito bem a posição em que nos encontramos. Nós temos feito muitos avanços nos últimos anos. Essa capacidade de atrair grandes jogadores é ótima", comemorou o treinador.

“Lovren foi um jogador muito bom para o Lyon e para o Southampton. Ele foi perseguido por muitos clubes, mas foi ótimo ele dizer que só queria se transferir para o Liverpool. O jovem Markovic tinha dois ou três outros times esperando para contratá-lo, times nos quais ele teria companheiros de seleção nacional. Mas ele quis vir para cá", completou Rodgers.

De acordo com o treinador, as movimentações no mercado de transferências antes do início da temporada fazem com que existe uma atmosfera de "verdadeira empolgação" no clube. Mas é dentro de campo que o Liverpool vai provar se conseguiu fazer bom uso do dinheiro que recebeu da venda daquele que era seu principal jogador, mostrando-se pelo menos o mesmo grau de competitividade. A resposta será dada a partir deste domingo. 

Depois de vender Bale, o Tottenham contratou em 2013:

Jogador Posição Clube anterior Valor da contratação (em euros)
Paulinho  Meio-campista Corinthians 20,5 milhões
Nacer Chadli Atacante Twente 8,5 milhões
Roberto Soldado Atacante Valencia  31,5 milhões
Étienne Capoue Meio-campista Toulouse 11,5 milhões
Vlad Chiriches Zagueiro Steaua Bucareste 10 milhões
Christian Eriksen Meio-campista Ajax 14 milhões 
Erik Lamela Atacante Roma 31,5 milhões


Depois de vender Suárez, o Liverpool contratou em 2014:

Jogador Posição Clube anterior Valor da contratação (em euros)
Rickie Lambert Atacante Southampton 5,5 milhões
Adam Lallana Meio-campista Southampton 32,5 milhões
Dejan Lovren Zagueiro Southampton 26,5 milhões
Emre Can Meio-campista Bayer Leverkusen 12,5 milhões
Lazar Markovic Atacante Benfica 26 milhões
Divock Origi Atacante Lille 12 milhões


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.