Tamanho do texto

Clubes preferem não confrontar entidade apesar de desmando e saída é tentar reforçar elenco para diminuir efeito das baixas

Everton Ribeiro é observado por Dunga e pode desfalcar o Cruzeiro no Brasileirão
Eduardo Valente/Gazeta Press
Everton Ribeiro é observado por Dunga e pode desfalcar o Cruzeiro no Brasileirão

A decisão da CBF de convocar jogadores para duas seleções brasileiras nas datas oficiais de amistosos apontadas pela Fifa pode enfraquecer ainda mais o Brasileirão. Ao invés de 23 jogadores, até 46 podem ser convocados a cada "data Fifa" para compromissos da seleção principal, dirigida por Dunga, e para a olímpica de Alexandre Gallo . O cenário já causa alerta nos clubes do País, entre eles o Cruzeiro

Leia também: Gallo convoca 22 jogadores sub-21 para amistosos da seleção brasileira

"São amistosos de última hora, não sabíamos que aconteceriam, mas é a própria CBF que prejudica o campeonato se ela enfraquece os clubes. Espero que o Cruzeiro não seja prejudicado, mas vamos ter de encontrar uma programação para lidar com isso", disse Valdir Barbosa, diretor de futebol do líder do Campeonato Brasileiro. 

Jogadores que vão desfalcar seus times no Brasilerão. Ainda falta a lista de Dunga

Entre 1 e 10 de setembro, a seleção terá cinco compromissos: dois com o time principal nos Estados Unidos e três com a equipe sub-21 no Catar. Gallo já fez as convocações para as partidas no Oriente Médio . O Cruzeiro já teve dois jogadores convocados: o volante Lucas Silva e o atacante Alisson. O Internacional foi quem mais teve jogadores convocados: três jogadores.

E mais: CBF divulga tabela de 2015 com férias garantidas, mas sem respeitar data Fifa

A tabela do Brasileirão tem duas rodadas programadas para o perídos desses amistosos da seleção brasileira. O Corinthians não teve jogadores convocados para seleção sub-21, mas por contar com jogadores estrangeiros que geralmente são convocados por suas seleções nas datas Fifa, tenta lidar com as já certas ausências do peruano Paolo Guerrero e do paraguaio Ángel Romero buscando reforços. 

"Não perco o sono por isso. Estou satisfeito pelo jogadores que tempo, mas a diretoria sabe que podemos não ter jogadores em jogos importantes. Temos que nos reforçar porque quando aparecer convocação em data Fifa não vamos poder chorar. A gente sabe o que vai acontecer", disse o técnico Mano Menezes, ex-treinador da seleção brasileira, ciente que não adianta brigar com a CBF. Ele pede a contratação de pelo menos um novo atacante para lidar com essa falha no calendário. 

Time sub-20 que joga torneio na Espanha neste mês de agosto
Divulgação/CBF
Time sub-20 que joga torneio na Espanha neste mês de agosto

Não bastassem agora serem duas seleções, há ainda o time sub-20, que neste mês desfalcou 12 times do Brasileirão para o torneio de Cotif, na Espanha . Nem todos esses jogadores convocados são titulares de seus clubes, mas um deles é e faz falta. Trata-se de Gabriel, atacante do Santos. O técnico Oswaldo de Oliveira reclamou da situação. 

"Do ponto de vista do clube realmente é difícil, jogador que é titularíssimo, em ascensão, mas temos que entender que ele tem uma trajetória a seguir. Isso passa por ele ser convocado. O problema é que não há muito entendimento nas datas da nossa competição e das competições da seleção. Entendo, é importante pra ele, mas o Santos vai sentir falta do Gabriel", disse Oswaldo.

A CBF argumenta que tentará equilibrar as convocações sem prejudicar tanto os clubes. Haverá um limite de convocados por clube, diz a entidade. Segundo Gilmar Rinaldi, coordenador de seleções, a prioridade é antecipar a preparação da seleção olímpica para os Jogos de 2016. Da primeira lista de convocados, metade atua no Brasil e outra na Europa. Para a seleção principal, Dunga já disse que observa jogadores do Cruzeiro

"Sabemos que o Cruzeiro tem jogadores com potencial de seleção, mas não podemos ser prejudicados. Vamos esperar a convocação para avaliar o que podemos fazer", disse Barbosa. A convocação de Dunga para os jogos contra Colômbia e Equador será no dia 19, terça-feira. 

Para 2015 já está definido que tudo será como neste ano . Não haverá respeito à data Fifa e a seleção brasileira vai continuar desfalcando os clubes. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.