Formando dupla de ataque com Walter, O camisa 9 mostrou pouca movimentação, mas bom posicionamento em campo

Fred em ação no jogo-treino do Fluminense
Fernando Cazaes/Photocamera
Fred em ação no jogo-treino do Fluminense

O time reserva do Fluminense realizou um jogo-treino na manhã desta terça-feira nas Laranjeiras. O adversário foi o modesto Nova Iguaçu e a atividade não despertaria muito interesse não fosse a presença do atacante Fred. O jogador ganhou alguns dias de descanso após defender a seleção brasileira na Copa do Mundo e voltou ao convívio dos companheiros na última quinta-feira. Desde então vinha participando apenas de trabalhos físicos e técnicos, mas desta vez foi testado em jogo e marcou um golaço no triunfo de 2 a 1. O volante Edson fez o outro gol do Tricolor.

Apesar de evolução, Fluminense nega data-limite para volta de Fred ao time

Fred formou dupla de frente com Walter, que foi barrado antes da vitória de 3 a 0 sobre o Atlético-PR, no domingo. O camisa 9 mostrou pouca movimentação, mas bom posicionamento. No primeiro tempo foi pouco notado, mas ainda assim o Fluminense abriu o marcador após Edson completar cobrança de falta de cabeça.

Na volta do intervalo a estrela do artilheiro brilhou. Walter roubou a bola da defesa, acionou Fred que, com um belo toque, encobriu o goleiro, levando à loucura os poucos torcedores presentes. Antes do fim do jogo o Nova Iguaçu ainda aproveitou um erro do sistema defensivo do Fluminense para descontar, por intermédio de Wescley. O Fluminense iniciou o jogo-treino com: Kléver, Rafinha, Elivélton, Fabricio e Fernando; Edson, Chiquinho, Kenedy e Biro Biro; Walter e Fred.

Resta saber agora se Fred vai reunir condições de participar da partida contra o Goiás às 18h30 (de Brasília) deste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mas a comissão técnica é cautelosa sobre o assunto, tendo o preparador físico Rodrigo Poletto declarado à Rádio Brasil que espera "deixá-lo à disposição para o jogo contra o Goiás, mas isso não significa que essa é a data-limite".

Mas a projeção serve apenas como diretriz, sem limitar a margem de manobra da comissão técnica. Apesar de acreditar na presença de Fred na equipe neste fim de semana, Poletto não crava a escalação do camisa 9.

Nesta terça-feira os titulares ficaram apenas trabalhando de maneira regenerativa na academia. Na quarta, está previsto um treino para a parte da manhã, quando Cristóvão Borges vai começar a mostrar seus planos para o duelo contra o Goiás. O Tricolor aparece na terceira colocação do Campeonato Brasileiro com 22 pontos, seis a menos que o líder Cruzeiro.

Henrique se recupera, mas Sobis é dúvida

A comissão técnica do Fluminense analisa a possibilidade de voltar a utilizar Fred no comando de ataque neste domingo, diante do Goiás, mas a escalação do Tricolor não depende apenas desta decisão. Substituído com dores no ombro contra o Atlético-PR, há dois dias, o zagueiro Henrique chegou a preocupar, mas está liberado. Por outro lado a situação do atacante Rafael Sóbis não está resolvida.

Diferentemente do defensor, Sóbis ainda será reavaliado pelos médicos do Fluminense para saber se terá condições de entrar em campo neste final de semana. Ele sofre com dores no ombro direito e deve passar por exames ao longo da semana.

Esperando a definição da situação do camisa 11, Cristóvão Borges pode aproveitar a possível ausência para promover a volta de Fred. O centroavante tem se destacado nos treinamentos e ao que tudo indica está pronto para retornar. O técnico precisa definir até às 18h30 (de Brasília) deste domingo, quando o Tricolor das Laranjeiras recebe o Goiás, no Maracanã, pela 13ª rodada do Brasileirão.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.