Argentino que comanda o Palmeiras disputa neste domingo seu primeiro clássico diante do Corinthians, em Itaquera

Gareca comanda o treino do Palmeiras
Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação
Gareca comanda o treino do Palmeiras

A simpatia ao povo sul-americano citada por Mano Menezes não é o único fator que o liga ao argentino Ricardo Gareca. O técnico do Palmeiras conduz agora o início de uma reconstrução com semelhanças à iniciada pelo comandante do Corinthians no começo da temporada.

"Eles estão passando pela transformação grande por que a gente passou. O Palmeiras é uma equipe em transição. O Gareca assumiu o trabalho e está buscando a formação ideal", disse o gaúcho. "Sem querer comparar, o Palmeiras vive um processo de mudança. Acabou de chegar um novo técnico, com metodologias diferentes."

Corinthians e Palmeiras inauguram história do Dérbi no Itaquerão

Foi o que aconteceu com o Corinthians na virada de 2013 para 2014. O time que terminou o último ano, fazendo um mau segundo semestre após uma sequência vitoriosa, é bem diferente do atual. Saíram vários jogadores importantes, chegaram outros, e as ideias no comando também foram alteradas em relação à era Tite.

Mano lembra sempre que a equipe ainda está em formação, mas o processo é avançado em relação ao do arquirrival. A formação do Parque São Jorge foi ganhando uma cara desde janeiro e, se ainda tem momentos de oscilação, apresenta um desempenho com regularidade suficiente para lhe dar a vice-liderança do Campeonato Brasileiro.

Mano Menezses comanda treino do Corinthians
Mauor Horita/ Agif/Gazeta Press
Mano Menezses comanda treino do Corinthians

Nada disso significa favoritismo para o gaúcho, que recordou: o Palmeiras chegou melhor ao Dérbi de fevereiro, mas o Corinthians, então cheio de indefinições, jogou melhor no empate por 1 a 1. "A gente respeita muito o adversário e sabe a força que vai ter de fazer para tentar vencer o clássico."

Para o treinador, Gareca parece um nome apropriado para conduzir essa reconstrução no time alviverde. Além de elogiá-lo como "ótimo jogador de futebol" que foi, o comandante alvinegro valorizou o "excelente trabalho" realizado anteriormente, especialmente no Vélez Sarsfield, e "as novas ideias" trazidas ao Brasil.

Gareca diz que primeiro clássico contra o Corinthians é um marco na carreira

"Agradeço os elogios, mas não estou fazendo nada novo em relação ao que estão acostumados a ver no futebol brasileiro. O que tenho é a responsabilidade de dar tudo pelo Palmeiras", afirmou o argentino, antes de retribuir. "O Menezes é um treinador muito tático, muito responsável. Seu time tem disciplina e é muito agressivo."

Mano Menezes e Ricardo Gareca duelarão neste domingo, em um capítulo importante na quase centenária história do Dérbi. Uma vitória no primeiro clássico do estádio de Itaquera fortalecerá a ideia de que o Corinthians está terminando a sua reforma ou dará ao Palmeiras firmeza na instalação de seus tijolos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.