É a primeira vez que times da mesma cidade fazem a decisão. Enquanto o Real busca o décimo título da sua história, o Atlético tentará sua primeira conquista - foi vice em 1974

Lisboa vai se transformar em Madri neste sábado. Real e Atlético, arquirrivais da capital espanhola, fazem a grande decisão da Liga dos Campeões da Europa a partir das 15h45 (de Brasília), no estádio da Luz. Será a primeira final de Champions com dois clubes da mesma cidade envolvidos.

Cristiano Ronaldo vai para o jogo, mas Diego Costa ainda é dúvida
Getty Images
Cristiano Ronaldo vai para o jogo, mas Diego Costa ainda é dúvida

Além disso, será também a quinta decisão da competição entre times do mesmo país, a exemplo do que aconteceu na edição passada, quando os alemães Bayern de Munique e Borussia Dortmund chegaram à final. 

Por “La Décima”, Real vai a Lisboa com mesma tripulação de goleada sobre Bayern

Na temporada, os times já se enfrentaram em quatro oportunidades (duas pelo Espanhol e duas pela Copa do Rei). O Real, campeão da Copa do Rei, venceu dois duelos, o Atlético, campeão espanhol, triunfou em outro e aconteceu um empate.

Buscando "La Décima", o cobiçado troféu continental pela 10ª vez em sua história, o Real Madrid apelou até para a sorte e pediu que seu voo para Portugal tivesse exatamente a mesma tripulação do que usou para ir a Munique encarar o Bayern pela semifinal - na ocasião, venceu por 4 a 0.

Campeão do mundo sem título europeu, Atlético de Madri tenta reescrever história

O Atlético, por sua vez, tentará conquistar o título do principal torneio de clubes da Europa pela primeira vez. A equipe havia chegado apenas uma vez à final, mas foi derrotada pelo Bayern de Munique em 1974. Mesmo perdendo para os germânicos, o time espanhol foi o campeão mundial meses depois, já que o Bayern não quis disputar a Taça Intercontinental contra o Independiente, da Argentina.

Rivais com problemas

E os dois técnicos têm problemas e algumas dúvidas para escalar suas respectivas equipes. No Real Madrod, Carlo Ancelotti ainda não sabe se poderá contar com Pepe e Benzema. O zagueiro luso-brasileiro tem uma lesão na panturrilha, enquanto o atacante francês tem um problema no músculo adutor da coxa.

Diego Costa viajou para Lisboa, mas ainda não sabe se poderá jogar a decisão
Getty Images
Diego Costa viajou para Lisboa, mas ainda não sabe se poderá jogar a decisão

Além deles, o time merengue não terá o volante Xabi Alonso, que está suspenso. Na sua vaga deve entrar Illarramendi. Por outro lado, o português Cristiano Ronaldo está totalmente recuperado de uma lesão muscular e está confirmado no setor ofensivo.

Pelos lados do Atlético de Madri, o comandante Diego Simeone ainda tem esperanças de contar com o atacante Diego Costa. O brasileiro naturalizado espanhol se lesionou no final de semana passado, contra o Barcelona, e chegou até a fazer um tratamento alternativo a base de placenta de égua para acelerar a recuperação. Mesmo assim, as chances de ele jogar são pequenas.

Outro que pode desfalcar o atual campeão espanhol é o meia Arda Turan, que luta contra o tempo para se recuperar de um problema no quadril. O turco, entretanto, deve ir para o duelo.

FICHA TÉCNICA
REAL MADRID-ESP X ATLÉTICO DE MADRI-ESP

Local : Estádio da Luz, em Lisboa (Portugal)
Data : 24 de maio de 2014, sábado
Horário : 15h45 (de Brasília)
Árbitro : Björn Kuipers (Holanda)
Assistentes : Sander van Roeckel e Erwin Zeinstra (ambos da Holanda)

REAL MADRID : Casillas; Carvajal, Pepe (Varane), Sergio Ramos e Fabio Coentrao; Modric, Illarramendi, Di Maria; Bale e Cristiano Ronaldo; Benzema (Morata).
Técnico : Carlo Ancerlotti

ATLÉTICO DE MADRI : Courtois; Juanfran, Miranda, Godin e Filipe Luís; Tiago, Gabi, Koke e Arda Turan (Raúl García); Adrian (Diego Costa) e David Villa.
Técnico : Diego Simeone

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.