Duelo entre gaúchos e cariocas será o último na Arena Grêmio antes da Copa do Mundo; time passará a jogar em Caxias do Sul

Na 8ª colocação, Grêmio precisa da vitória para se aproximar dos líderes
Gazeta Press
Na 8ª colocação, Grêmio precisa da vitória para se aproximar dos líderes

Ainda é cedo para dizer quem vai chegar longe na briga pelo título brasileiro, mas a rodada deste domingo já tem um confronto direto, ao menos se a pontuação atual das quatro primeiras rodadas for levada em conta. Grêmio e Fluminense farão na Arena, em Porto Alegre, um duelo direto na briga dentro do G-4 do Campeonato Brasileiro , numa das partidas mais atraentes da 5ª rodada da competição.

Leia mais: Contra o Fluminense, Grêmio faz último jogo na Arena antes da Copa

O Grêmio já se diz recuperado da eliminação na Libertadores. A vitória por 2 a 1 sobre a Chapecoense serviu para recolocar o time nos eixos. O objetivo gremista é chegar à parada para a Copa do Mundo próximo dos líderes, para evitar ter de correr atrás do prejuízo quando o Brasileirão voltar a ser disputado, na segunda metade de julho. O resultado, aliado ao 0 a 0 com o Santos na Vila Belmiro, deixou o Tricolor em 7º lugar, mas com a mesma pontuação do 4º colocado, o Bahia: 7 pontos em 12 disputados, mesmo com três dos quatro jogos fora de casa.

"Temos um elenco com qualidade e que sabe aonde pode chegar. Nosso desafio inicial serão as partidas que ainda teremos pela frente até a paralisação para a Copa do Mundo. Queremos atingir a melhor colocação possível até lá", apontou o zagueiro Bressan, titular em Chapecó e confirmado para a partida deste domingo.

Além de Rhodolfo, lesionado, o técnico Enderson Moreira ganhou dois novos desfalques para a partida deste domingo. O lateral esquerdo Wendell, convocado pela seleção sub-21 e vendido ao Bayer Leverkusen, não atuará mais com a camisa tricolor. Abre-se, assim, uma disputa pela titularidade na ala canhota gremista. Breno será o titular neste domingo, com Marquinhos iniciando a briga pela titularidade na reserva.

Confira a classificação, artilharia e mais notícias do Brasileirão

No meio, o desfalque é o volante Edinho, suspenso. Ramiro entrará em seu lugar. O meia-atacante Luan, autor da jogada do segundo gol do Grêmio em Chapecó, será reserva pelo segundo jogo seguido. Rodriguinho, Alán Ruiz e Dudu seguem no setor de criação do time gaúcho, com Barcos postado mais à frente.

O equilíbrio previsto para esta partida é opinião compartilhada pelos dois treinadores. Enderson Moreira, comandante do Grêmio, lembrou aos seus atletas a boa campanha do time carioca.

"O Fluminense vem muito forte para este jogo, pois está fazendo uma grande campanha, está com um elenco de grande qualidade e joga da mesma maneira dentro e fora de casa. Podemos esperar um duelo muito complicado, diante de um rival que com certeza vai brigar pela conquista do título, assim como nós queremos brigar", diz Enderson.

Cristóvão Borges vê no Grêmio um dos candidatos ao título do Brasileirão 2014
Fernando Cazaes/Photocamera
Cristóvão Borges vê no Grêmio um dos candidatos ao título do Brasileirão 2014

O respeito é recíproco por parte de Cristóvão Borges, técnico do Fluminense: "O Grêmio tem tudo para ser um dos times que vai brigar forte neste Campeonato Brasileiro, lutando pela conquista do título. Montou um grupo forte por conta da Libertadores e vai nos causar muitos problemas neste jogo. O Fluminense, porém, chega forte para este compromisso e pretende seguir vencendo para acabar esta parte do Brasileiro, antes da Copa, com a melhor pontuação possível".

Para conseguirem atender as orientações de Cristóvão e conquistar os três pontos no Rio Grande do Sul, os cariocas sabem que terão que segurar a pressão dos gaúchos. "O jogo contra o Grêmio vai ser muito perigoso, pois eles irão pressionar bastante, principalmente nos primeiros minutos, já que tentarão largar na frente por conta da pressão da torcida. O Fluminense vai precisar de muita tranquilidade para não deixar se levar pelo ritmo que eles tentarão impor. A tendência é que tentem ficar mais com a bola e impor correria. Vamos precisar cadenciar a partida, ditar o ritmo e encontrar o melhor momento de construir essa vitória longe de casa", afirma Fred.

FICHA TÉCNICA:  GRÊMIO x FLUMINENSE

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 18 de maio de 2014, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa-PE)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho van Gasse (ambos Fifa-SP)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Bressan e Breno; Ramiro, Riveros, Rodriguinho, Alán Ruiz e Dudu; Barcos
Técnico: Enderson Moreira

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Elivelton e Carlinhos; Diguinho, Jean, Darío Conca e Wágner; Rafael Sobis e Fred.
Técnico: Cristóvão Borges

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.