Giovanni Augusto marcou o primeiro gol do estádio e do time no Brasileiro, que abriu a rodada na última posição, sem pontos

O Figueirense não ligou para o clima de festa do Corinthians , que estreou hoje seu novo estádio, que vai receber a abertura da Copa do Mundo . A equipe catarinense não só marcou o primeiro gol oficial do estádio, como segurou o triunfo por 1 a 0.

Leia mais: Acesso ao Itaquerão em evento teste funciona, apesar das obras no entorno

Coube a Giovanni Augusto, camisa 10 do time de Florianópolis, marcar o gol histórico. Foi também o primeiro gol do Figueirense, que venceu seu primeiro jogo e marcou os primeiros pontos no Campeonato Brasileiro .

Se por um lado, o Figueirense venceu a primeira partida, o Corinthians perdeu seu primeiro jogo na competição e deu adeus à invencibilidade. Na próxima rodada, o clube paulista pega o Atlético-PR no Estádio do Canindé. Já os catarinenses encaram o Palmeiras na Fonte Luminosa, em Araraquara.

O jogo

O Corinthians começou melhor a partida, cercando a área do Figueirense e trocando passes, ficando com a bola a maior parte do tempo. No entanto, esta pressão não era nada funcional, pois o Corinthians não conseguia criar boas chances de gol.

A primeira boa chance foi do Figueirense. Leandro Santos fez boa jogada pela direita e cruzou fechado. A bola passou por todo mundo e Ricardo Bueno cabeceou para fora, já no limite da linha de fundo.

Confira a classificação, tabela de jogos, artilharia e notícias do Brasileirão

O ritmo da partida seguiu parecido, com o Figueirense equilibrando, aos poucos as ações. Assim, o zero continuou no placar até o apito do árbitro que encerrou a primeira etapa. Em 10 minutos de segundo tempo, mais emoção que em todos os 45 minutos iniciais e o placar, enfim, foi alterado.

Veja mais fotos do duelo entre Corinthians e Figueirense:

E o Figueirense precisou só de dois minutos para isso. Guilherme Lazaroni dominou dentro da área e rolou para trás. Giovanni Augusto dominou e bateu cruzado para inaugurar oficialmente as redes da Arena Corinthians.

Aos cinco minutos, novo susto para os corintianos. Giovanni Augusto cruzou rasteiro e Everton Santos completou de carrinho para o gol. Os jogadores do Figueira já comemoravam quando o árbitro marcou impedimento.

A partir de então, o Corinthians dominou totalmente a partida. Com o adversário satisfeito com o resultado e retraído no campo de defesa, os anfitriões foram para cima e começaram a criar - e desperdiçar - sucessivas chances de gol.

Romarinho, Jadson, Guerrero e Guilherme pararam em Tiago Volpi, que fez grandes defesas e evitou o empate e até mesmo a virada do Timão, em casa.

O ritmo do time da casa foi diminuindo, aos poucos, apesar das substituições de Mano Menezes. O Figueirense se segurou como pôde, atrasando o jogo e apostando nos chutões para evitar o risco na defesa.

Assim, os visitantes garantiram o primeiro triunfo no Campeonato Brasileiro, logo fora de casa e em um dia de festa do rival.

FICHA TÉCNICA: CORINTHIANS x FIGUEIRENSE

Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP) 
Data: 18 de maio de 2014, domingo 
Horário: 16 horas (de Brasília) 
Árbitro: Jailson Macedo de Freitas (BA) 
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Adson Lopes Leal (BA) 
Cartões amarelos: Guilherme, Cléber, Romarinho e Jadson (Corinthians); Leandro Silva, Ricardo Bueno e Everton Santos 
Público: 36.694 de pagantes
Renda: R$ 3.029.801,70 
Gols:  FIGUEIRENSE: Giovanni Augusto, aos 2 min do segundo tempo

CORINTHIANS: Cássio; Fagner (Danilo), Cléber, Gil, Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Renato Augusto e Jadson (Paulinho); Guerrero e Luciano (Romarinho) 
Técnico: Mano Menezes

FIGUEIRENSE: Tiago Volpi; Leandro Silva, Marquinhos, Guilherme Lazaroni; Luan, Paulo Roberto, Rivaldo (Jefferson) e Giovanni Augusto (Dudu); Ricardo Bueno (Jonathan) e Everton Santos 
Técnico: Guto Ferreira

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.