Amistoso às 19h30 desta quarta-feira será um evento-teste no estádio que será utilizado na Copa do Mundo de 2014

A Arena da Baixada em foto divulgada em 7 de maio
Divulgação
A Arena da Baixada em foto divulgada em 7 de maio

Ainda em meio a obras, a Arena da Baixada tem seu primeiro grande evento-teste para acertar detalhes fundamentais no funcionamento do estádio para a Copa do Mundo de 2014, com um amistoso entre Atlético Paranaense e Corinthians, às 19h30 desta quarta-feira. Depois de testar alguns setores em outros jogos menores, o clube paranaense terá sua prova de fogo para mostrar à Fifa que fez a lição de casa após a cidade ser ameaçada de ficar fora da competição.

Bloqueios no entorno, ainda que apenas de forma simbólica, sinalização, catracas, organização de filas, refletores - será o primeiro jogo noturno na Arena desde novembro de 2011 -, cadeiras, gramado: tudo está sob observação. Ainda sem definir se haverá outro teste, possivelmente no dia 21, contra o Libertad, antes da entrega das chaves à Fifa, a noite de quarta será um momento decisivo para solucionar pendências encontradas, mesmo sem os 41 mil lugares disponíveis, já que serão 30 mil ingressos e com divisão de torcidas, ao contrário da Copa, e sem serviços de tecnologia para imprensa, um dos pontos mais críticos nessa reta final de obras.

A um mês do jogo de abertura da Copa, Itaquerão segue em obras. Veja fotos

Em campo, apesar de amistoso, o jogo tem seus riscos para o time rubro-negro. A possibilidade de perder a primeira após a reforma, tomar o primeiro gol e agravar o clima entre a torcida e o técnico Miguel Ángel Portugal, que segue questionado após os últimos resultados no Campeonato Brasileiro, tornam a vitória uma questão de honra para os donos da casa.

Por isso, após a derrota para o Internacional, o grupo rapidamente retornou aos treinamentos, visando o duelo contra o Corinthians e a partida do fim de semana diante da Chapecoense. Para o primeiro, o treinador pode ter o desfalque do atacante Marcelo. O jogador sentiu dores no tornozelo e foi substituído na última partida. Se ficar fora, Mosquito e Bruno Mendes serão as opções para a vaga. Cleo e Bady, novos contratados, devem ficar à disposição.

Do outro lado, o jogo é encarado de maneira bem mais leve. A prioridade total alvinegra é outra inauguração, a de seu sonhado estádio, em Itaquera, no domingo, em confronto com o Figueirense. Por isso, Mano Menezes vai mesclar bastante o time, observando jogadores que ainda não tiveram oportunidades, como o lateral Ferrugem.

A ideia é tratar a partida efetivamente com um treino, motivo pelo qual a viagem foi programada para o dia do amistoso. Assim, não se alterou a programação de treinos de terça. Na quinta, após o retorno a São Paulo, o Corinthians seguirá normalmente a sua preparação para o histórico 18 de maio de 2014.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-PR X CORINTHIANS

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 14 de maio de 2014, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)

ATLÉTICO-PR: Weverton; Suéliton, Cleberson, Léo Pereira e Natanael; Otávio, Deivid, Paulinho Dias e Marcos Guilherme; Mosquito (Bruno Mendes) e Éderson
Técnico: Miguel Árgel Portugal

CORINTHIANS: Walter; Ferrugem, Felipe, Gil e Uendel; Bruno Henrique, Elias e Petros; Renato Augusto e Jadson; Luciano
Técnico: Mano Menezes

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.