País concorre com Japão e Emirados Árabes e deve confirmar interesse até agosto. Decisão da Fifa sairá em setembro

Corinthians e Real Madrid se enfrentaram no Morumbi na primeira fase do Mundial de 2000
Getty Images
Corinthians e Real Madrid se enfrentaram no Morumbi na primeira fase do Mundial de 2000

O Brasil é um dos países cotados pela Fifa para sediar as edições do Mundial de Clubes da Fifa de 2017 e 2018. A entidade confirmou o interesse do país em abrigar o torneio mais uma vez. A primeira, em 2000, foi vencida pelo Corinthians, então campeão brasileiro. O Brasil terá a concorrência do Japão e dos Emirados Árabes Unidos, também interessados em sediar as duas competições. 

Segundo a Fifa, Índia e Japão manifestaram o desejo de sediar o torneio em 2015 e 2016. O conjunto completo de documentos para confirmar o interesse em receber o Mundial deve ser fornecido à Fifa até 25 de agosto deste ano. Um mês depois o Comitê Executivo da entidade vai divulgar os países vencedores. Em 2014 a edição será mais uma vez no Marrocos, onde o Bayern de Munique conquistou o título em dezembro de 2013

O plano da Fifa é continuar a organizar a competição com sete equipes no mês de dezembro. Em relação à estrutura comercial e a receita esperada, a Fifa pede que a federação escolhida garanta à entidade um pagamento de US$ 25 milhões (cerca de R$ 55 milhões) por ano de evento. Esse valor é envolve todos os custos de hospedagem dos eventos.

O Corinthians é o último brasileiro campeão mundial. Título veio em 2012 no Japão

A Fifa diz em documento que pretende destinar para a associação anfitriã vencedora
todas as receitas líquidas geradas com a exploração dos direitos de patrocínio, ingressos, franquias de alimentação e bebidas e venda de mercadorias com a marca da competição no país da associação vencedora.

A Fifa já organizou 10 edições do Mundial de Clubes. O primeiro, em 2000, teve um formato diferente, com oito clubes em dois grupos. Ele foi organizado pela ISL e pela Traffic. A falência da ISL fez com que a edição de 2001, que seria na Espanha, não acontece.

Em 2005 a Fifa unificou o antigo Mundial Interclubes disputado no Japão entre o campeão europeu e o sul-americano. Desde então o torneio é disputado por sete clubes incluindo os campeões continentais e o do país sede. As edições de 2005, 2006, 2007 e 2008 foram realizadas no Japão. Em 2009 e 2010, nos Emirados Árabes. Em 2011 e 2012 ela voltou ao Japão. Agora a vez é do Marrocos. A pretensão da Fifa é mudar a sede de dois em dois anos. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.