Decisões pela competição continental no meio de semana fazem times preservarem boa parte dos titulares no Brasileirão

Grêmio vem de derrota para o San Lorenzo na Libertadores
AP
Grêmio vem de derrota para o San Lorenzo na Libertadores

A situação de Grêmio e Atlético-MG é muito semelhante antes do confronto deste domingo no Rio Grande do Sul, pelo Brasileirão . As duas equipes disputam as oitavas de final da Libertadores e perderam o duelo de ida por 1 a 0. Por isso, ambos devem poupar titulares, priorizando os confrontos com San Lorenzo (no caso dos gaúchos) e Atlético Nacional (adversário dos mineiros).

Confira classificação, tabela de jogos, artilharia e notícias do Brasileirão

O Grêmio entrará com time praticamente reserva. Já após a derrota para o San Lorenzo, o técnico Enderson Moreira admitia a possibilidade de poupar alguns titulares no jogo deste domingo. "Nós temos um jogo decisivo na quarta-feira, e não podemos chegar com uma equipe desgastada. Vamos avaliar bem. Quem puder participar, vai participar, mas quem tiver que segurar será poupado", disse.

Ao todo, somente três titulares começarão o duelo: o goleiro Marcelo Grohe, o volante Ramiro e o atacante Luan, para pegar ritmo de jogo após fratura na mão. Os demais oito titulares serão poupados. Entre as atrações, o meia Rodriguinho é a principal, fazendo sua estreia como titular do Tricolor neste domingo. Jogadores conhecidos do torcedor que vinham sendo pouco utilizados, como Saimon e Matheus Biteco, também estarão em campo.

Se o Atlético-MG demitiu Paulo Autuori após a derrota em Medellín, o afastamento de Enderson Moreira nunca esteve nos planos do Grêmio, garante a direção tricolor: "o Grêmio foi protagonista, criou oportunidades, e isso nos deixa confiantes para o jogo de volta. Nunca existiu pressão no vestiário, nem dentro do departamento de futebol. Nossa confiança nele é muito grande", afirmou o diretor de futebol Rui Costa, após a partida em Buenos Aires.

Levir Culpi, novo técnico do Atlético-MG
Site oficial
Levir Culpi, novo técnico do Atlético-MG

Voltar a fazer gols e recuperar a confiança do elenco atleticano está será a primeira missão do técnico Levir Culpi, que sem perder tempo assumiu o comando da equipe na última sexta-feira, e já comandou treinamento. O treinador vai reestrear no Atlético-MG sete anos depois de deixar o clube para ir para o futebol do Japão.

Essa será quarta passagem de Levir pelo Galo. O técnico dirigiu o Atlético-MG entre 1994 e 1995, 2001 e 2002, e 2006 e 2007, destacou justamente o fato de conhecer bem o clube e a torcida. "Estou feliz em receber o convite para treinar o Galo. Clube que tenho grande identificação e uma história repleta de bons momentos", disse Levir Culpi.

O Atlético-MG não marca um gol sequer há quatro jogos, jejum que tem tirado o sono dos atacantes do Galo. Fernandinho, por exemplo, não balança as redes desde novembro do ano passado. Com a chegada de um novo treinador, os atletas esperam que o time possa voltar a priorizar o ataque.

"Será muito bem recebido. A expectativa agora é fazer um bom jogo contra o Grêmio e se Deus quiser voltar a vencer. Voltar a fazer muitos gols e a vencer os jogos este é o primeiro passo para que as coisas voltem a funcionar bem no Atlético-MG. Tenho certeza que na hora certa os gols vão sair e a equipe vai poder comemorar as vitórias", disse Tardelli.

FICHA TÉCNICA -  GRÊMIO X ATLÉTICO-MG
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 27 de abril de 2014, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Assistentes: Kleber Lúcio Gil e Neuza Inês Back (ambos Fifa/SC)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Moisés, Saimon, Bressan e Breno; Matheus Biteco, Ramiro, Maxi Rodríguez e Rodriguinho; Luan e Lucas Coelho
Técnico: Enderson Moreira

ATLÉTICO-MG: Victor; Alex Silva, Leonardo Silva, Otamendi e Emerson Conceição; Pierre, Leandro Donizete, Tardelli e Ronaldinho, Fernandinho e Jô
Técnico: Levir Culpi

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.