Luciano Ubirajara Nassar conta a história quase centenária do club. Ao lado de grandes nomes, Marcos Assunção é tratado como ídolo dentro da "conceituação moderna" do termo

Livro conta a história quase centenária do Palmeiras
Reprodução
Livro conta a história quase centenária do Palmeiras

Perto de completar cem anos de existência, o Palmeiras ganhará livro especial para a comemoração. Escrito pelo historiador Luciano Ubirajara Nassar, "Palmeiras, seus heróis e suas glórias" resgata a história dos grandes jogadores que passaram ao longo da história, conquistas e jogos inesquecíveis.

Ubirajara dedicou-se dois anos de pesquisas para escrever a obra, coletou cerca de 200 depoimentos e beneficiou-se da boa memória para escrever 448 páginas. "Eu fui jogador de futebol e futsal durante dez anos, além de acompanhar os jogos. Lembro de muita coisa e muitos jogadores", garante.

Por se tratar de um livro extenso, ele foi dividido em partes. A primeira disserta sobre o amor do torcedor ao Palmeiras, seguida pelo histórico de conquistas, título mundial de 1951, títulos brasileiros, gols mais bonitos, jogos importantes e a história de mais de 270 profissionais, entre eles jogadores, treinadores e até mesmo atletas de outras modalidades como basquete e tênis de mesa.

O curioso é que na seção de ídolos, onde parecem Heitor, César Maluco, Evair , Edmundo e Marcos, também está o nome do volante Marcos Assunção. Achou estranho? Ubirajara explica: "Marcos Assunção foi um grande batedor de faltas. No conceito moderno da significação de ídolo, diferentemente de como era empregado antigamente, ele pode ser considerado um ídolo, assim como Marcos (ex-goleiro), de 1990 pra cá", justificou.

O livro custa R$ 44,90 já está à venda nas principais livrarias do país e, em breve, será comercializado no site oficial do clube. O evento de lançamento, no entanto, ainda não tem data marcada, mas deve acontecer nos próximos dois meses.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.