O técnico Enderson Moreira optou pelo argentino na escalação e time voltará a usar o esquema 4-4-2

Alan Ruiz em treino do Grêmio
Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Alan Ruiz em treino do Grêmio

Será do argentino Alan Ruiz a responsabilidade de substituir Luan no time do Grêmio nas próximas partidas da Libertadores e na decisão do Campeonato Gaúcho. Na tarde desta segunda-feira, Enderson Moreira realizou um treino tático em campo reduzido no Olímpico, no qual escalou o argentino na equipe principal. A mudança não chega a surpreender, já que o articulador é normalmente o primeiro reserva a entrar durante os jogos.

Ainda assim, não se pode dizer que Ruiz fará a função de Luan, já que são jogadores de características distintas. O argentino é de mais toque de bola e costuma atuar no meio, enquanto Luan é mais rápido, e atua preferencialmente no ataque. Assim, o Grêmio voltará a usar o esquema 4-4-2, o preferido de Enderson quando Zé Roberto estava disponível. Alán Ruiz jogará no lugar que era de Zé (em fase final de recuperação de lesão), e Dudu no de Luan, que fraturou a mão e deve voltar só em 30 dias.

Finais dos campeonatos estaduais desafiam tabus de mais de 20 anos

O elenco gremista trabalhou em dois turnos nesta segunda, após receber o fim de semana de folga. Pela manhã, os jogadores realizaram treinos físicos, e à tarde o treino que definiu Ruiz como titular. A semana é importante, já que fecha a participação na fase de grupos da Libertadores, contra o Nacional-URU, quinta, na Arena, e disputa o Gre-Nal decisivo do Gauchão no domingo, provavelmente no Beira-Rio.

Enderson ainda testou uma formação mais ofensiva na segunda metade do trabalho, escalando Jean Deretti no lugar de Edinho. No entanto, o time que deve começar nesta quinta terá Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho, Ramiro, Riveros e Alan Ruiz; Dudu e Barcos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.