Tamanho do texto

Gol salvador do time gaúcho no empate pela Libertadores foi do zagueiro Rhodolfo, após cruzamento de Barcos

O Grêmio deu uma importante prova de força nesta quarta-feira. Jogando no caldeirão do Coloso del Parque, em Rosário, o time tricolor sofreu um gol do Newell's Old Boys através de Maxi Rodríguez, aos 33 da etapa final, mas empatou aos 46 do segundo tempo num gol de cabeça do zagueiro Rhodolfo. O 1 a 1 mantém o time gaúcho na liderança do "grupo da morte" da Libertadores.

Confira a classificação dos grupos da Libertadores

A primeira etapa foi extremamente estudada. Newell’s e Grêmio se respeitaram bastante: o time argentino não conseguiu impor sua pressão habitual dentro de casa por conta da marcação adiantada gremista, que anulou as alternativas dos donos da casa. No segundo tempo, o Grêmio administrava bem a partida, mas perdeu gols demais e foi castigado com um gol de Maxi Rodríguez, após uma bobeira defensiva. No finzinho,o gol de Rhodolfo deu ao Grêmio um empate com sabor de vitória.

Veja galeria de fotos da rodada desta semana da Copa Libertadores:

O Grêmio mantém a liderança da chave com 8 pontos, contra 7 do Atlético Nacional, 5 do Newell's e 1 do Nacional-URU. O Tricolor volta a campo no domingo, contra o Juventude, pelo Gauchão. Pela Libertadores, o próximo jogo é no dia 2, em Medellín, contra o Atlético Nacional. O Newell’s visitará o Nacional-URU na próxima quarta-feira.

O jogo
Assim como na partida da Arena, Newell’s e Grêmio fizeram um primeiro tempo muito equilibrado. Sem medo de encarar os argentinos em Rosário, o Tricolor assumiu uma postura de marcação ofensiva e adiantou seus homens para pressionar a saída de bola adversária durante boa parte do primeiro tempo.

A primeira boa chance, porém, foi do Newell’s: aos 17 minutos, Figueroa achou espaço no meio e bateu de fora da área para grande defesa de mão trocada de Marcelo Grohe. Luan respondeu em um chute de fora aos 19, mas os minutos seguintes foram de mais posse de bola argentina.

O Grêmio passou a retomar o controle a partir dos 31 minutos, após Pará bater falta defendida por Guzmán no cantinho. O time gaúcho esteve perto de marcar também aos 37, quando Luan lançou Dudu, que bateu por cima do gol. No finzinho, quase gol do Newell’s: Bernardi fez lançamento para o chute rasteiro de Figueroa, bem defendido no chão por Marcelo Grohe.

Logo na saída do segundo tempo uma bobeada quase custou a desvantagem ao Grêmio: em bola rebatida, Wendell dominou errado e Ponce pegou de primeira, chutando na trave. O Tricolor respondeu em um chute forte da intermediária de Ramiro, defendido em dois tempos por Guzmán. Aos 8, Cáceres invadiu a área gremista pela direita, fintou a marcação e chutou torto, por cima.

O jogo ficou mais aberto. Aos 10 minutos, Luan deixou Ramiro na cara do gol e Guzmán fez um milagre. Dois minutos mais tarde, Heinze ganhou pelo alto após cobrança de falta, Marcelo Grohe deu um tapinha, a bola bateu no travessão e o goleiro gremista segurou firme. Aos 17, o Grêmio chegou com perigo: em rápido contra-ataque, Heinze evitou que um passe de Luan chegasse livre a Barcos. Na sobra, Luan recuou para um chute de Dudu, mas Guzmán pegou firme.

Aos poucos o time argentino foi dando sinais de cansaço, e a pressão arrefecia. Aos 28, Luan deu belo passe para Riveros, que mandou de primeira para defesaça de Guzmán. Na jogada seguinte, Dudu arriscou, a bola desviou na zaga e saiu a escanteio. Na cobrança, Luan levantou, Guzmán saiu mal e Rhodolfo, livre, cabeceou para fora com o gol vazio.

Aos 33, o castigo: após cruzamento na área gremista, a defesa não conseguiu afastar e Maxi Rodríguez aproveitou para fuzilar Marcelo Grohe. Dois minutos depois, quase o empate: Barcos recebeu lançamento livre na área e chutou, mas Guzmán saiu e abafou o chute. No último lance, o empate dramático: Barcos cruzou e Rhodolfo subiu mais que todo mundo para empatar.

FICHA TÉCNICA
NEWELL’S OLD BOYS-ARG 1 x 1 GRÊMIO

Local : Estádio Coloso del Parque, em Rosário (Argentina)
Data : 19 de março de 2014, quarta-feira
Horário : 22 horas (de Brasília)
Árbitro : Carlos Vera (Equador)
Assistentes : Christian Lescano e Byron Romero (ambos equatorianos)

GOLS :
NEWELL’S OLD BOYS-ARG: Maxi Rodríguez, aos 33 minutos do segundo tempo
GRÊMIO: Rhodolfo, aos 46 minutos do segundo tempo

NEWELL’S OLD BOYS-ARG : Guzmán; Cáceres, López, Heinze e Casco; Villalba, Bernardi (Castro) e Banega (Orzán); Figueroa, Ponce (Trezeguet) e Maxi Rodríguez
Técnico : Alfredo Berti

GRÊMIO : Marcelo Grohe; Pará (Everaldo), Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho (Alán Ruiz), Ramiro, Riveros e Dudu; Luan e Barcos
Técnico : Enderson Moreira

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.