Borussia jogou mal e só se classificou na Liga dos Campeões porque venceu na Rússia por 4 a 2, no jogo de ida
O Zenit bem que tentou, mas não conseguiu reverter uma desvantagem de 4 a 2 após o jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões e acabou eliminado da competição. O Borussia Dortmund acabou derrotado por 2 a 1 na partida de volta, mas somou 5 a 4 no placar agregado e avançou para as quartas de final. Hulk, em golaço de fora da área, e Rondón marcaram para os russos, enquanto Kehl descontou para os alemães.

Apesar de iniciar em desvantagem por conta da derrota no jogo de ida, o Zenit não tomou a iniciativa no ataque e se mostrou coletivamente lento, mostrando pouco entrosamento. Em crise, a equipe jogou sob o comando do interino Sergei Semak, que dará lugar a André Villas-Boas a partir de quinta-feira.
Para abrir o placar, o time russo precisou de uma jogada individual. Aos 15 minutos, o brasileiro Hulk limpou a marcação e soltou a bomba de muito longe, marcando um golaço. Mesmo com a vantagem, o Zenit pareceu continuar apático e ainda passou a jogar recuado em seu campo de defesa, apostando em pouco efetivos contra-ataques.
No Dortmund, o astro Robert Lewandowski atraia a atenção de vários marcadores e teve dificuldade para jogar. No entanto, sua presença ajudou no gol de empate. Aos 37 minutos, o polonês não entrou na área e viu Kehl subir praticamente sozinho para acertar um cabeceio certeiro após cruzamento de Schmelzer da linha de fundo.

Na etapa complementar, o Zenit voltou melhor e chegou a pressionar o adversário em várias oportunidades. Os russos tiveram boas chances com Hulk, de falta, e Fayzulin, arriscando de longe. O empenho deu resultado aos 27 minutos, quando Criscito acertou um belo lançamento para Rondón, que, de cabeça, colocou o time russo na frente mais uma vez.
Precisando de mais dois gols para se classificar, o Zenit chegou a pressionar nos minutos finais, com boas finalizações de Shatov, Smolnikov e Witsel, mas parou em Weidenfeller, que salvou todas as últimas chances de gol do time russo.
FICHA TÉCNICA
BORUSSIA DORTMUND-ALE 1 x 2 ZENIT-RUS
Local
: Westfalenstadion, em Dortmund (Alemanha)
Data
: 18 de março de 2014, quarta-feira
Horário
: 16h45 (de Brasília)
Árbitro
: Alberto Undiano Mallenco (ESP)
Assistentes
: Raúl Cabanero Martínez (ESP) e Roberto Díaz Pérez del Palomar (ESP) Cartões amarelos
: Kehl, Lewandowski e Jojic (Borussia Dortmund); Lombaerts (Zenit)
Gols
:
BORUSSIA DORTMUND: Kehl, aos 37 da etapa inicial.
ZENIT: Hulk, aos 15 do primeiro tempo; Rondón, aos 27 da segunda etapa.
BORUSSIA DORTMUND
: Weidenfeller; Piszczek, Sokratis, Hummels e Schmelzer (Durm); Kehl, Sahin; Grosskreutz e Mkhitaryan (Jojic); Aubameyang (Hofmann) e Lewandowski
Técnico
: Jurgen Klopp
ZENIT
: Lodygin; Anyukov, Hubocan, Lombaerts (Neto) e Criscito; Schatov, Fayzulin (Smolnikov), Witsel e Danny; Hulk e Kerzhakov (Rondón)
Técnico
: Sergey Semak