Gols de Eto’o, grande protagonista da partida, Hazard e Demba Ba (duas vezes) deixaram time com oito pontos a mais que o Liverpool na ponta do Inglês

Aproveitando várias falhas da defesa do Tottenham, o Chelsea conseguiu uma vitória tranquila por 4 a 0 no clássico deste sábado e abriu uma imensa vantagem na liderança do Campeonato Inglês. Os gols de Eto’o, grande protagonista da partida, Hazard e Demba Ba (duas vezes) deixaram os Blues com oito pontos a mais que o Liverpool, atual segundo colocado da competição.

Confira a classificação completa do Campeonato Inglês

O resultado pressiona Liverpool, Arsenal e Manchester City, concorrentes do Chelsea pelo título, que ainda não jogaram pela 29ª rodada, já que neste final de semana têm compromissos pelas quartas de final da Copa da Inglaterra. O Tottenham, por sua vez, perdeu a chance de se aproximar do City, quarto colocado, e viu uma possível vaga na próxima Liga dos Campeões ficar ainda mais distante.

Hazard comemora após marcar na goleada do Chelsea sobre o Tottenham
Eddie Keogh/Reuters
Hazard comemora após marcar na goleada do Chelsea sobre o Tottenham

O jogo

Com uma formação mais defensiva, o técnico Tim Sherwood deixou o brasileiro no banco de reservas e escalou o lateral Kyle Walker como volante, formando um trio no meio de campo ao lado de Sandro e Sigurdsson. Já o Chelsea, jogando em casa e uma equipe mais ofensiva, teve um desfalque de última hora. O espanhol Fernando Torres, que seria titular, se contundiu enquanto fazia aquecimento e acabou cortado minutos antes da partida, dando lugar a Eto’o.

A lesão, no entanto, trouxe sorte à equipe de José Mourinho. Depois de um primeiro tempo morno, com poucas oportunidades de gol, o técnico português voltou para o segundo tempo com Oscar no lugar de Lampard. A alteração deu mais dinâmica ao time da casa, mas foi aproveitando um erro de Vertonghen, na saída de bola, que Eto’o abriu o placar. Na comemoração, o jogador imitou um idoso na bandeirinha de escanteio, em referência à recente polêmica com Mourinho e sua ex-namorada sobre uma suposta adulteração de sua idade.

Minutos depois, o camaronês foi derrubado na área por Kaboul. O francês foi expulso e o juiz assinalou pênalti, cobrado com sucesso por Hazard. Substituído por Demba Ba aos 30 minutos, Eto’o saiu muito aplaudido pelos torcedores no Stanford Bridge, que seguem sem assistir derrotas em casa do Chelsea no atual Campeonato Inglês.

Aos 43, o próprio Ba aproveitou trapalhada de Sandro na marca do pênalti após passe de Oscar e ampliou. Um minuto depois, em outro erro bizarro da confusa defesa do Tottenham, desta vez em recuo errado de Walker, o oportuno senegalês roubou a bola do goleiro Lloris, fez mais um e transformou a vitória em goleada.

Confira os resultados dos jogos deste sábado válidos pelo Campeonato Inglês:

West Bromwich 0 x 3 Manchester United
Cardiff 3 x 1 Fulham
Crystal Palace 0 x 1 Southampton
Norwich 1 x 1 Stoke City
Chelsea 4 x 0 Tottenham

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.