Tamanho do texto

Liderada por Adebayor, equipe inglesa vence por 3 a 1 e segue viva na Liga Europa; Juventus vence o Trabzonspor e avança

Com emoção, o Tottenham conseguiu a classificação para as oitavas de final da Liga Europa nesta quinta-feira. A equipe londrina, que havia perdido o jogo de ida por 1 a 0 para o Dnipro, venceu os ucranianos por 3 a 1 no White Heart Lane, em Londres, de virada. Já no segundo tempo, Zozulia abriu o placar para os visitantes, mas Eriksen e Adebayor, duas vezes, decretaram o triunfo inglês.

Adebayor cumprimenta Tim Sherwood, técnico do Tottenham, após marcar na vitória por 3 a 1 sobre o Dnipro
Eddie Keogh/Reuters
Adebayor cumprimenta Tim Sherwood, técnico do Tottenham, após marcar na vitória por 3 a 1 sobre o Dnipro

A polêmica expulsão de Zozulia, aos 17 minutos do segundo tempo, quando a partida estava empatada em 1 a 1, certamente será apontada pelos ucranianos como decisiva para o placar final.

Na próxima fase, o Tottenham enfrentará o Benfica, que, também nesta quinta-feira, venceu o PAOK, da Grécia - 3 a 0, com gols de Markovic, Gaitán e Lima -, pela segunda vez, e assegurou a classificação para as oitavas da competição continental.

O jogo

Logo aos três minutos da segunda etapa, o Dnipro abriu o placar. Rotan cobrou falta em direção à área pelo lado esquerdo, e Zozulia, com uma forte cabeçada, colocou o time ucraniano em vantagem.

Aos oito minutos, um gol de Soldado foi anulado por impedimento, mas, pouco depois, aos dez, Eriksen empatou a partida. O meia cobrou falta com força e o goleiro Bokyo ainda tocou na bola, sem sucesso.

Aos 17 minutos, o autor do gol do Dnipro se envolveu em confusão na área da sua equipe antes da cobrança de uma falta favorável ao Tottenham, trocou empurrões com Vertonghen e acabou expulso depois que o zagueiro belga caiu levando as mãos à cabeça. O cartão vermelho revoltou os jogadores da equipe ucraniana e, principalmente, Zozulia, que tentou partir para cima de Vertonghen, mas foi contido pelos companheiros.

Três minutos mais tarde, aos 20, os Spurs cobraram curto escanteio pela esquerda, Eriksen cruzou na área e Adebayor, por trás da defesa e em posição duvidosa, marcou o segundo gol dos ingleses.

Aos 23, o mesmo Adebayor recebeu lançamento, dominou a bola, foi mais rápido que o zagueiro Cheberyachko e tocou com categoria na saída do goleiro Boyko, decretando a classificação do Tottenham.

Nos últimos minutos, o goleiro francês Lloris, com ao menos duas defesas importantes, foi fundamental para a manutenção do placar até o fim.

Juventus vence novamente o Trabzonspor e também se classifica

Eliminada na fase de grupos da Liga dos Campeões, a Juventus confirmou o favoritismo e se classificou às oitavas de final da Liga Europa. Nesta quinta-feira, a equipe de Turim repetiu o placar do jogo de ida (2 a 0) e venceu o Trabzonspor na Turquia. Vidal e Osvaldo marcaram os gols da Velha Senhora. Na próxima fase, a Juve fará um confronto doméstico contra a Fiorentina, que passou pelo Esbjerg-DIN.

Abaixo, os resultados de todos os jogos que começaram às 17h05 (de Brasília). As equipes que se classificaram estão em negrito:

AZ Alkmaar 1 x 1 Liberec
Benfica 3 x 0 PAOK
Fiorentina 1 x 1 Esbjerg
Genk 0 x 2 Anzhi
Lyon 1 x 0 Chornomorets Odessa
Tottenham 3 x 1 Dnipro
Trabzonspor 0 x 2 Juventus
Valencia 0 x 0 Dínamo de Kiev

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.