Tamanho do texto

Atual treinador do São Paulo é agora o recordista de jogos no Morumbi. Comandou o time 177 vezes, uma a mais que Telê

Muricy Ramalho se tornou o técnico que mais dirigiu o São Paulo no estádio do Morumbi, na noite de sábado, no empate em 0 a 0 com a Portuguesa . No entanto, o treinador se confundiu com o recorde que superou de Telê Santana e brincou ao revelar que comemorou a marca na partida anterior como mandante, contra o Paulista.

"Foi hoje (sábado) o recorde? Mas não me falaram que foi no outro jogo? Festejei no dia errado, fiz churrasco... Tenho de fazer de novo?", brincou o treinador, rindo, antes de ser informado pelo assessor do clube de que havia apenas igualado a marca de Telê na partida do dia 6 de fevereiro.

Muricy Ramalho é o recordista de jogos no comando do São Paulo no Morumbi
Rubens Chiri / saopaulofc.net
Muricy Ramalho é o recordista de jogos no comando do São Paulo no Morumbi

Já neste sábado, no empate por 0 a 0 contra a Portuguesa, Muricy dirigiu o Tricolor no Morumbi pela 177ª vez, uma a mais do que seu mentor. Depois da brincadeira, o técnico adotou o tom mais sério para reverenciar seu antigo mestre.

"É legal, mas não tomo isso como um grande feito, porque estamos falando de um dos melhores do mundo, que foi minha referência, meu professor e treinador. Não tenho grande satisfação neste recorde. Todas as vezes em que me lembro dele dá saudade, por tudo que passamos juntos", afirmou o técnico, referindo-se a Telê, que morreu em 2006.

Apesar do respeito pelo técnico de quem foi auxiliar, Muricy valoriza por ficar tanto tempo no São Paulo. "Isso faz parte do currículo de um treinador que está há muitos anos no futebol, não é fácil atingir essas marcas, ainda mais em um grande clube como o São Paulo. Para medir a competência da pessoa, tem que dar resultado, senão fica muito na conversa".

Na lista geral de técnicos que mais comandaram o time, contando todos os estádios, Muricy Ramalho é o quarto colocado, com 397 partidas, atrás de Vicente Feola, Poy e justamente Telê Santana.

Rodrigo Caio pode voltar a atuar no meio
Vipcomm
Rodrigo Caio pode voltar a atuar no meio

Rodrigo Caio como volante
A estreia de Roger Carvalho deu ao técnico Muricy Ramalho mais uma opção na defesa e pode resultar em mudanças no meio-campo. A partir de agora, o treinador cogita recolocar o volante Rodrigo Caio em sua posição de origem, deixando de ser improvisado na zaga.

O retorno do garoto à função de volante pode ser feito já na próxima rodada, diante do São Bernardo, na quinta-feira, já que Wellington recebeu o terceiro cartão amarelo no empate por 0 a 0 contra a Portuguesa, na noite de sábado.

"É uma alternativa boa, porque ele é mais volante do que zagueiro. Mas claro que o jogador tem de saber que, se jogar naquela posição, precisa ser com a mesma atitude da zaga. Penso realmente em utilizá-lo como volante ao lado do Souza, agora com a suspensão do Wellington", comentou.

Rodrigo Caio vem desde o ano passado jogando como zagueiro, pois Muricy não demonstrava tanta confiança em outros jogadores da posição. Já Roger Carvalho fez sua estreia justamente na partida contra a Lusa, depois de ter ficado em recuperação de lesão desde agosto de 2013, o que faz o técnico ter cautela em sua análise.

"É difícil falar individualmente, porque foi muito pouco para ter uma opinião, pelo tempo que ele ficou parado. Precisa de mais tempo para ser avaliado, senão seria uma coisa injusta. Teve momentos bons no jogo, mas sentiu a falta de ritmo e, às vezes, passou do ponto. Vou ter um pouco de paciência com o jogador", ponderou.

Na próxima rodada, além do retorno de Rodrigo Caio, Muricy também terá de volta o lateral esquerdo Alvaro Pereira, que cumpriu suspensão automática contra a Lusa, cedendo sua vaga a Reinaldo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.