Grupo utilizou as redes sociais para divulgar nota e falar do "desconhecimento" do ex-jogador

Jogadores do Bom Senso FC se manisfestando antes da partida
Futura Press
Jogadores do Bom Senso FC se manisfestando antes da partida

Um dia após Vampeta disparar críticas ao Bom Senso FC, o grupo rebateu e divulgou nota afirmando que o campeão mundial com a seleção brasileira desconhece os objetivos do movimento de atletas. Hoje presidente do Grêmio Osasco Audax, o ex-volante disse que nada será mudado no futebol brasileiro com os protestos em campo.

Deixe o seu recado e comente com os outros leitores

"São todos meus amigos, mas discordo totalmente. Por que Rogério, Alex, Dida reclamaram antes? Vieram agora, com 39 anos. Daqui a dois anos nenhum deles estará em atividade. Parar o jogo um minuto, isso é bobagem. Não muda nada. Torço por melhor organização, calendário. Mas começou mal. Quero ver quantas vezes o Dida irá em reuniões", opinou Vampeta em entrevista ao Sportv .

Em resposta, o Bom Senso FC se defendeu dizendo que a experiência dos líderes foi fundamental para a criação do grupo. "Todos passaram por momentos difíceis e sofridos no início de suas carreiras no Brasil. Por terem vivido os dois mundos, sabem o quanto estamos atrasados e como podemos melhorar. Dida, mencionado por você, e que é um dos atletas que sempre esteve presente em quase todas reuniões do grupo", rebateu o movimento por meio de sua conta oficial no Facebook .

Outra acusação de Vampeta foi a suposta proteção aos grandes clubes brasileiros, em detrimento dos pequenos. "No Audax, os contratos são de quatro meses. É assim em todos os clubes menores. Nenhum deles recebe mais de mil reais. Por isso que eu discordo. Seedorf, que voltou para a Itália, Alex, Dida, Ceni, Paulo André. Todos ganham muito bem. Pego 500 mil reais e quero 60 dias de férias? Tem que jogar, a carreira é curta", afirmou o ex-jogador.

O movimento rebateu e chegou a ironizar a reeleição de Marco Polo Del Nero como presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol). Como presidente de clube, Vampeta teve direito a voto. "Nossa proposta inicial é justamente aumentar o número de partidas das equipes que jogam apenas o estadual durante a temporada, assim como o próprio Audax, que ele preside. Nenhum dos jogadores citados é do tipo que apoia ou vota em presidente de federação que não propõe melhorias, mudanças ou contribuições importantes para todos os clubes, atletas e torcedores brasileiros", diz a nota.

Confira a nota na íntegra: 

O Bom Senso FC respeita toda e qualquer opinião sobre suas propostas e ideias. Porém, gostaríamos de responder aos comentários feitos pelo presidente do Audax e ex-jogador Vampeta, no programa Arena Sportv na última terça-feira.

Talvez o atual dirigente não saiba, mas a principal bandeira do Bom Senso não é diminuir o calendário dos grandes times. Nossa proposta inicial é justamente aumentar o número de partidas das equipes que jogam apenas o estadual durante a temporada, assim como o próprio Audax, que ele preside.

Duvidamos muito que os mandatários desses clubes estejam felizes em ter calendário para apenas quatro dos doze meses do ano. Vampeta, o que o Audax fará no segundo semestre com os atletas que disputaram o Paulistão? Para onde irão esse jogadores e como sobreviverão até o ano seguinte? É disso que o Bom Senso está falando, caro amigo. Isso acontece com 85% dos clubes do Brasil e com quase 15 mil atletas que não possuem emprego quando os estaduais terminam. Nós lutamos para mudar essa realidade e iremos até o fim.

Além disso, colocamos como bandeira fundamental o Fair Play Financeiro, para que quem trabalhe possa realmente receber o que lhe é devido, evitando assim o constrangimento do "clube finge que paga e eu finjo que jogo", algo a que a nossa classe tem sido exposta nas últimas décadas, não é mesmo?

É verdade que os atletas citados na entrevista são participantes ativos e engajados nos ideais do Bom Senso FC (caso por exemplo do Dida, mencionado por você, e que é um dos atletas que sempre esteve presente em quase todas reuniões do grupo) e que, apesar de estarem em fase final de suas carreiras, como bem lembrou Vampeta, lutam por melhorias para quem irá viver, jogar, torcer e conduzir o futebol brasileiro no futuro.

Todos tiveram experiências internacionais positivas, nas maiores ligas do mundo. Mas, algo que você não mencionou, é que todos passaram por momentos difíceis e sofridos no início de suas carreiras no Brasil. Por terem vivido os dois mundos, sabem o quanto estamos atrasados e como podemos melhorar. Nenhum deles está satisfeito com o que temos hoje e todos, mais de dois mil atletas, lutam para mudar a realidade do futebol brasileiro.

Nenhum dos jogadores citados é do tipo que apoia ou vota em presidente de Federação que não propõe melhorias, mudanças ou contribuições importantes para todos os clubes, atletas e torcedores brasileiros. Querido amigo Vampeta, conhecemos a sua índole e temos certeza absoluta que a sua opinião irá mudar totalmente quando ler todas as nossas propostas e ideias no site (www.bomsensofc.org). Acreditamos que você e todos que ainda julgam a causa sem buscar a melhor informação do que defendemos, vão aprovar e irão assinar a nossa petição, apoiando o movimento. Seguimos na luta, por um futebol melhor para todos!"

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.