Corinthians foi campeão mundial ao vencer o Vasco, nos pênaltis, no Maracanã. Bicampeonato veio em 2012

O dia 14 de janeiro de 2000 está marcado na história do Corinthians . Com um time recheado por estrelas como Luizão, Edílson, Marcelinho Carioca e Vampeta, o Timão conquistou seu primeiro título mundial ao vencer o Vasco da Gama nos pênaltis, no estádio do Maracanã.

Deixe o seu recado e comente esta notícia com outros torcedores

Corinthians foi o primeiro campeão mundial pela Fifa
Gazeta
Corinthians foi o primeiro campeão mundial pela Fifa


Assim, nesta terça-feira, o Alvinegro festeja os 14 anos de sua primeira conquista do torneio. Em seu site oficial, o clube enaltece a data por ter sido "o primeiro campeão da história do Mundial de Clubes da Fifa".

O Corinthians assegurou presença na final contra o Vasco depois de ter terminado em primeiro lugar no seu grupo, graças às vitórias por 2 a 0 contra Raja Casablanca e Al Nassr, além de empate por 2 a 2 contra o Real Madrid, que na época era dirigido por Vicente del Bosque, atual comandante da seleção espanhola.

Assim, o time então montado por Oswaldo de Oliveira se credenciou para ir ao Maracanã enfrentar os cruz-maltinos, presididos por Eurico Miranda e liderados no gramado por Edmundo e Romário. O clube carioca se sobressaiu no grupo que tinha também Manchester United, South Melbourne e Necaxa.

Depois do placar por 0 a 0 no tempo normal e também na prorrogação, a definição da taça foi para os pênaltis, para grande expectativa dos milhares de corintianos nas arquibancadas. Apenas Marcelinho Carioca desperdiçou cobrança do Timão, depois que Rincón, Fernando Baiano, Luizão e Edu já haviam balançado as redes.

Já Romário, Alex Oliveira e Viola converteram para o Vasco, que perdeu com Gilberto. Assim, a quinta batida ficou para Edmundo, que falhou e acabou com qualquer chance de mudança no placar, com o Corinthians se sagrando campeão.

Depois daquela conquista, o Alvinegro voltou a levantar a taça no torneio organizado pela Fifa, em 2012. O bicampeonato teve novos heróis, Cássio e Guerrero, que foram fundamentais na campanha que passou por vitórias sobre Al-Ahly na semifinal e Chelsea na decisão.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.