Após escapar do rebaixamento fora de campo, time conta com Renato Gaúcho e Conca como principais novidades

Conca: argentino está de volta ao Fluminense
Gazeta Press
Conca: argentino está de volta ao Fluminense

Após comemorar o título brasileiro de 2012, o torcedor do Fluminense viveu em 2013 um ano para ser esquecido. No Campeonato Carioca, o time foi derrotado na final da Taça Rio pelo Botafogo e viu o rival se sagrar campeão por antecipação. Na Libertadores, caiu nas quartas de final diante do Olimpia, do Paraguai. Na Copa do Brasil, a eliminação aconteceu nas oitavas, quando encarou o Goiás. No Campeonato Brasileiro, o desempenho foi ainda mais vexatório: ficou em 17º lugar. Contudo, acabou escapando do rebaixamento após o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) punir a escalação irregular do meia Héverton, fazendo com que a Portuguesa perdesse quatro pontos e fosse ultrapassada pelos cariocas.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros torcedores

Mantido na elite, o time busca na próxima temporada apagar da memória do torcedor os resultados ruins de 2013. A primeira e principal novidade do elenco foi anunciada ainda antes do fim do Brasileirão e atende pelo nome de Dario Conca. Aos 30 anos, o meia argentino volta às Laranjeiras, onde se tornou ídolo, após duas temporadas no futebol chinês.

Mercado da bola: veja as transferências que movimentam o futebol brasileiro

Para o comando do time, a diretoria acertou a contratação de Renato Gaúcho. A quinta passagem do treinador pelo clube acontece após ele ter conduzido o Grêmio ao vice no Brasileirão e à vaga na Libertadores. Outra velha novidade é o atacante Fred, que não atua desde setembro por causa de uma lesão na coxa. Com os três, o clube carioca tem uma missão bem clara para 2014: voltar a aparecer como protagonista nas competições que disputar, diferentemente do que aconteceu em 2013. 

Renato Gaúcho iniciará em 2014 sua quinta passagem pelo Fluminense
Ricardo Ayres/Photocamera
Renato Gaúcho iniciará em 2014 sua quinta passagem pelo Fluminense

Prioridades

Ao contrário do que vinha acontecendo nos últimos anos, o Fluminense inicia a temporada 2014 fora da Libertadores. Sendo assim, a tendência é que o time atue com força máxima no Campeonato Carioca, única competição que terá pela frente no primeiro semestre. O título estadual, sem dúvida, seria o melhor cenário. Mas a preocupação inicial é a de fazer a equipe se encaixar e começar a dar sinais de evolução em relação ao final da última temporada.

O bom rendimento no Carioca deverá ter papel fundamental para que Renato Gaúcho permaneça no comando até a pausa para a Copa do Mundo. É depois disso, na segunda metade da temporada, que o Fluminense irá encarar seus grandes testes do ano: fugir da parte de baixo da tabela do Brasileirão e garantir o retorno à Libertadores -- seja com uma das primeiras posições do campeonato nacional ou com o título da Copa do Brasil.

Elenco

Presentes na campanha vice-campeã da Libertadores do Fluminense em 2008, o meia Conca e o técnico Renato Gaúcho são as principais novidades do time até o momento. Na avaliação do novo treinador, é necessário ainda pelo menos mais um zagueiro, um lateral-esquerdo e um atacante.

As contratações, caso de fato ocorram, deverão ficar para janeiro. Enquanto novos nomes não chegam, a comissão técnica irá avaliar os jogadores que retornam de empréstimo ao clube. São eles: Matheus Carvalho, atacante do Joinville, Bruno Veiga, ponta do São Caetano, Higor, meia do Avaí, e Emerson Bacas, meia que estava no Cádiz, da Espanha.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.