Tamanho do texto

Ryder Matos, ex-Flamengo, ajudou a equipe italiana a bater o Pandurii, da Romênia, por 2 a 1 pela Liga Europa

Atacante da Fiorentina, o brasileiro Ryder Matos passa pela marcação
Radu Sigheti/Reuters
Atacante da Fiorentina, o brasileiro Ryder Matos passa pela marcação

A Fiorentina esteve muito perto de perder a sua invencibilidade na Liga Europa. Nesta quinta-feira, atuando contra o modesto Pandurii, da Romênia, fora de casa, estava sendo derrotada por 1 a 0 até os 41 minutos da segunda etapa - após golaço do brasileiro Eric Pereira -, quando o compatriota Ryder Matos e o espanhol Borja Valero aproveitaram grande atuação de Juan Cuadrado para marcar dois gols em cinco minutos e garantir o triunfo italiano por 2 a 1.

Comente esta notícia com outros torcedores

Com a vitória, a Fiorentina manteve 100% de aproveitamento no Grupo E da Liga Europa, alcançou os 12 pontos e garantiu classificação à próxima fase. Isto porque o Dnipro Dnipropetrovsk, segundo colocado da chave, também venceu e deixou Pandurii e Paços de Ferreira com apenas um ponto. Assim como os italianos, a equipe ucraniana avançou e agora briga apenas pelo primeiro posto.

Confira classificação, tabela de jogos, artilharia e notícias da Liga Europa

No geral, a partida desta quinta-feira na Romênia foi muito equilibrada. Diferentemente do duelo disputado há duas semanas, na Itália, o Pandurii não se limitou a ficar na defesa e arriscou algumas investidas ao ataque. Ao fim do primeiro tempo, as estatísticas mostravam cinco finalizações para cada lado. Antes de as equipes irem para os vestiários, porém, o placar já havia sido movimentado.

Aos 31 minutos, o meia do Pandurii, Buleica, recebeu na ponta esquerda e, por ser destro, cortou para o meio. Na chegada da marcação, ele fez o cruzamento, que desviou na zaga e subiu. A bola, então, encontrou o brasileiro Eric Pereira, ex-Flamengo, que, da risca da grande área, emendou um voleio espetacular de perna esquerda. No movimento, ele foi deslocado pela marcação e tocou na bola de canela. O goleiro Munúa não alcançou.

Antes disto, os romenos já haviam levado perigo à meta com finalização de Buleica, após pegar sobra na entrada da área. Os italianos, por sua vez, assustaram em jogadas de Ryder Matos e Joaquin. O primeiro girou sobre a marcação dentro da área, mas finalizou por cima do gol, enquanto o segundo recebeu bom passe do colombiano Cuadrado e foi brecado pelo arqueiro Pedro Mingote.

No segundo tempo, a Fiorentina saiu mais para o ataque e passou a incomodar os mandantes. Aos 15 minutos, Matias Fernández ariscou chute forte de fora da área, mas mandou à esquerda da meta romena. Dez minutos depois, foi a vez de Cuadrado chegar com perigo após arremate rasteiro de perna direita. A bola fez uma linda curva e passou tirando tinta da trave.

A Fiorentina seguiu pressionando e acabou recompensada no fim da partida. Aos 41 minutos, Cuadrado fez linda jogada pelo lado direito e cruzou para o jovem brasileiro Ryder Matos só empurrar para as redes. Na sequência, o ex-jogador do Bahia voltou a balançar as redes, mas a arbitragem marcou impedimento. Quando o empate parecia sacramentado, Cuadrado apareceu novamente com bela assistência para o espanhol Borja Valero virar a partida no fim.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.