Clubes brasileiros ganham quase 90 mil sócios-torcedores nos últimos 3 meses

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Flamengo e Bahia, com 11.283 e 9.069 adesões, respectivamente, foram os que mais cresceram; Corinthians perdeu 3.950 associados de julho a setembro de 2013

Os programas de sócios-torcedores dos clubes em todo o Brasil ganharam 88.405 novos membros no terceiro trimestre de 2013. É o que mostra pesquisa realizada pela Trevisan Gestão do Esporte. O número representa um crescimento de 17,34% em comparação com o mesmo período no ano passado.

Acha que os programas de sócios-torcedores são o futuro do futebol? Deixe seu comentário

Clubes com mais sócios-torcedores no Brasil

Gerando gráfico...
Trevisan

Flamengo e Bahia foram os clubes mais beneficiados. O clube carioca obteve 11.283 adesões entre julho e setembro deste ano e seu programa de sócios já é o sexto maior do País. O Bahia ganhou 9.069 associados, o que representa quase quatro vezes mais do que tinha anteriormente. A equipe baiana é agora a 14ª mais torcedores.

A dupla gaúcha Internacional e Grêmio segue no topo do ranking. O colorado tem 105.758 sócios, de acordo com a pesquisa. Gremistas, 73.475. Santos e Corinthians aparecerem como terceiro e quarto maiores em número de associados com 53.311 e 47.057, respectivamente.

O clube do Parque São Jorge foi um dos quatro que teve leve redução em seu quatro no período analisado. Com 3.950 sócios a menos que no trimestre anterior, os corintianos foram o que mais perderam torcedores. Ceará, Náutico e Portuguesa foram os outros que viram seus quadros de associados diminuírem.

De julho a setembro, cinco novos clubes adotaram esse tipo de programa, totalizando 30 em todo o Brasil e alcançando 600 mil torcedores, conforme dados do “Movimento por um Futebol Melhor”.

“Os clubes cada vez mais enxergam essa iniciativa como uma importante fonte de receita”, explicou Bruno Luiz Cosenza, autor do estudo ao lado de Gabriel Leiva.

Leia tudo sobre: brasileirãoigspcorinthiansflamengobahiainternacionalgrêmio

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas