Desempenho na reta final ameaça Fluminense na luta contra o rebaixamento

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Nas sete últimas rodadas do primeiro turno, time somou oito pontos. Se repetir rendimento, terá 44 pontos ao final do campeonato e boa chance de cair

Wagner Meier/Agif/Gazeta Press
Fluminense, comandado por Vanderlei Luxemburgo, é o 16º colocado do Brasileirão

O Fluminense não sabe o que é vencer uma partida há mais de um mês. A última vez que isso aconteceu foi no dia 28 de setembro, quando bateu o Goiás de virada por 2 a 1. O jejum de vitórias no Campeonato Brasileiro já dura sete rodadas e faz o time de Vanderlei Luxemburgo flertar com o grupo dos quatro piores da competição. Com base no desempenho registrado no primeiro turno, o torcedor tem motivos de sobra para se preocupar com o rebaixamento nas sete rodadas restantes.

Você acha que o Fluminense será rebaixado? Deixe seu comentário

A tabela do Fluminense aponta Flamengo, Corinthians, Náutico, São Paulo, Santos, Atlético-MG e Bahia como adversários. Nestes sete compromissos, atuará só três vezes como mandante. No primeiro turno, o atual campeão brasileiro somou oito pontos diante destes adversários. Se repetir o desempenho, terminará a competição com 44 pontos.

Confira classificação, tabela de jogos, artilharia e notícias do Campeonato Brasileiro

Com base nos últimos três campeonatos, a pontuação seria suficiente para a salvação. Em 2012, o Sport, primeiro time dentro da zona de rebaixamento, caiu com 41 pontos. O mesmo aconteceu em 2011, com o Atlético-PR. Em 2010, o Vitória foi rebaixado com 42 pontos. 

O problema é que 44 pontos não aliviaram a situação de quem brigou na parte de baixo da tabela nas edições anteriores. Em 2009, por exemplo, o Coritiba terminou o campeonato com 45 pontos e não escapou do rebaixamento. Um ano antes, Figueirense e Náutico somaram 44. Os pernambucanos se salvaram; os catarinenses, não. Quem teve pontuação idêntica foi o Corinthians em 2007, que também caiu.

"É difícil dizer algo ao torcedor numa situação dessas, mas esperamos que eles continuem confiando e torcendo do mesmo jeito que estão fazendo, porque o Fluminense não vai cair", afirmou o volante Jean, uma das peças de destaque na equipe que se sagrou campeã brasileira no último ano. "Aqui é time grande e temos de demonstrar dentro de campo. Nem vou falar mais nada, pois temos de agir, buscar a vitória e nada melhor que aconteça num clássico", completou.

O clássico ao qual o volante se refere é o jogo contra o Flamengo no domingo. No primeiro turno, vitória do clube da Gávea por 3 a 2. Se quiser iniciar uma reação e se reencontrar com a vitória no Brasileirão já nesta próxima rodada, o Fluminense terá de fazer algo que ainda não conseguiu na competição: bater um dos seus rivais cariocas. Até o momento, são quatro derrotas e um empate -- conquistado diante do Botafogo, no último dia 2.

Leia tudo sobre: FluminenseBrasileirão

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas