Com Neymar e Thiago Silva, Fifa anuncia indicados ao prêmio de melhor do mundo

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Os dois brasileiros estão entre os 23 jogadores que concorrem à Bola de Ouro de 2013. Felipão também é candidato à premiação de melhor treinador do ano

CBF/Divulgação
Neymar e Thiago Silva são os brasileiros que concorrem ao prêmio de melhor jogador de 2013

A Fifa anunciou nesta terça-feira os 23 jogadores candidatos ao prêmio de melhor jogador do mundo no ano de 2013, a Bola de Ouro, concedida pela entidade máxima do futebol em parceria com a revista francesa France Football. Os únicos brasileiros indicados são Neymar, do Barcelona, e Thiago Silva, do PSG.

E mais: Melhor do mundo cinco vezes, Marta é indicada para a Bola de Ouro

A Alemanha é o país com mais atletas na relação, com cinco no total. E dos 23 pré-selecionados, seis deles atuam no Bayern de Munique, atual campeão da Liga dos Campeões da Europa. Além de Neymar, o Barcelona tem outros três indicados na premiação: Messi, Iniesta e Xavi.

A decisão final caberá aos capitães e técnicos das seleções e a representantes da imprensa internacional selecionados pela revista francesa. O vencedor será conhecido durante a cerimônia de gala que será realizada em Zurique, na Suíça, no dia 13 de janeiro de 2014.

Veja: Ancelotti vê Cristiano favorito para a Bola de Ouro: "Chegou a hora"

No evento, também serão apresentados os escolhidos para a Seleção Mundial da Fifa/FIFPro e os ganhadores do Prêmio Puskás (para o gol mais bonito do ano), do Prêmio Presidencial e do Prêmio FIFA Fair Play.

Confira na galeria abaixo os 23 indicados ao prêmio de melhor jogador:

Alemanha - Bastian Schweinsteiger (Bayern de Munique-ALE). Foto: APAlemanha - Manuel Neuer (Bayern de Munique-ALE). Foto: AFPAlemanha - Mesut Özil (Arsenal-ING). Foto: Paul Gilham/Getty ImagesAlemanha - Philipp Lahm (Bayern de Munique-ALE). Foto: APAlemanha - Thomas Müller (Bayern de Munique-ALE). Foto: AFPArgentina - Lionel Messi (Barcelona-ESP). Foto: Getty ImagesBélgica - Eden Hazard (Chelsea-ING). Foto: Scott Heavey/Getty ImagesBrasil - Neymar (Barcelona-ESP). Foto: Manu Fernandez/APBrasil - Thiago Silva (PSG-FRA). Foto: APColômbia - Radamel Falcao (Monaco-FRA). Foto: Bob Edme/APCosta do Marfim - Yaya Touré (Manchester City-ING). Foto: APEspanha - Andrés Iniesta (Barcelona-ESP). Foto: Albert Gea/ReutersEspanha - Xavi (Barcelona-ESP). Foto: Getty ImagesFrança - Franck Ribéry (Bayern de Munique-ALE). Foto: Lars Baron/Getty ImagesHolanda - Arjen Robben (Bayern de Munique-ALE). Foto: Manu Fernandez/APHolanda - Robin Van Persie (Manchester United-ING) . Foto: Getty Images/Matthew PetersItália - Andrea Pirlo (Juventus-ITA). Foto: Getty ImagesPaís de Gales - Gareth Bale (Real Madrid-ESP). Foto: Divulgação/Real MadridPolônia - Robert Lewandowski (Borussia Dortmund-ALE). Foto: Getty ImagesPortugal - Cristiano Ronaldo (Real Madrid-ESP). Foto: APSuécia - Zlatan Ibrahimovic (PSG-FRA). Foto: Benoit Tessier/ReutersUruguai - Edinson Cavani (PSG-FRA). Foto: Pascal Rossignol/ReutersUruguai - Luis Suárez (Liverpool-ING). Foto: John Powell/Getty Images

Além de Neymar e Thiago Silva, o técnico Luiz Felipe Scolari, campeão da Copa das Confederações com a seleção brasileira, em julho, está na relação dos dez treinadores indicados à premiação de melhor comandante do ano. 

As listas dos 23 candidatos à Bola de Ouro 2013 e dos melhores treinadores foram preparadas por especialistas do Comitê de Futebol da entidade e por uma comissão especializada da France Football. 

No começo de dezembro, a Fifa anunciará os nomes das três jogadoras - Marta é uma das indicadas - e dos três jogadores finalistas, bem como do trio de treinadores de futebol feminino e maculino que receberem o maior número de votos. Na ocasião, serão divulgados ainda os três indicados ao Prêmio Puskás e a lista de pré-selecionados para a Seleção Mundial.

Confira os 23 jogadores indicados à Bola de Ouro:

Alemanha
Bastian Schweinsteiger (Bayern de Munique-ALE)
Manuel Neuer (Bayern de Munique-ALE)
Mesut Özil (Arsenal-ING)
Philipp Lahm (Bayern de Munique-ALE)
Thomas Müller (Bayern de Munique-ALE)

Argentina
Lionel Messi (Barcelona-ESP)

Bélgica
Eden Hazard (Chelsea-ING)

Brasil
Neymar (Barcelona-ESP)
Thiago Silva (PSG-FRA)

Colômbia
Radamel Falcao (Monaco-FRA)

Costa do Marfim
Yaya Touré (Manchester City-ING)

Espanha
Andrés Iniesta (Barcelona-ESP)
Xavi (Barcelona-ESP)

França
Franck Ribéry (Bayern de Munique-ALE)

Holanda
Arjen Robben (Bayern de Munique-ALE)
Robin Van Persie (Manchester United-ING)

Itália
Andrea Pirlo (Juventus-ITA)

País de Gales
Gareth Bale (Real Madrid-ESP)

Polônia
Robert Lewandowski (Borussia Dortmund-ALE)

Portugal
Cristiano Ronaldo (Real Madrid-ESP)

Suécia
Zlatan Ibrahimovic (PSG-FRA)

Uruguai
Edinson Cavani (PSG-FRA)
Luis Suárez (Liverpool-ING)

Confira a lista dos 10 treinadores escolhidos:

Alex Ferguson (Escócia/ex-Manchester United)
Antonio Conte (Itália/Juventus)
Arsène Wenger (França/Arsenal)
Carlo Ancelotti (Itália/Paris Saint-Germain e Real Madrid)
José Mourinho (Portugal/Real Madrid e Chelsea)
Jupp Heynckes (Alemanha/ex-Bayern de Munique)
Jürgen Klopp (Alemanha/Borussia Dortmund)
Luiz Felipe Scolari (Brasil/seleção brasileira)
Rafael Benítez (Espanha/Chelsea e Napoli)
Vicente Del Bosque (Espanha/seleção espanhola)

Leia tudo sobre: FifaThiago SilvaNeymarbarcelonaespanhapsgfrançafutebol mundialseleção brasileirabola de ouro

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas