Chegada tardia à Europa pesa contra Neymar na luta para ser melhor do mundo

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Desde que foi implantada, em 1991, premiação da Fifa costuma eleger atletas experientes e nunca teve como vencedor alguém que estivesse em sua primeira temporada na Europa

Pelo terceiro ano seguido, Neymar é um dos representantes brasileiros na lista dos 23 melhores jogadores do mundo, desta vez tendo o zagueiro Thiago Silva como único compatriota na disputa. No entanto, as chances do atacante do Barcelona conquistar a Bola de Ouro da Fifa este ano são pequenas se for analisado o histórico da premiação.

Com Neymar e Thiago Silva, Fifa anuncia indicados ao prêmio de melhor do mundo

Tradicionalmente, a Fifa costuma eleger jogadores mais experientes e, principalmente, atletas que já estejam atuando por alguns anos no futebol europeu. Nas 14 edições do prêmio desde 1991, a média de idade dos vencedores é de 26,4 anos. Além disso, nunca foi premiado um jogador que estivesse há menos de dois anos na Europa.

Em 2012, o argentino Lionel Messi conquistou a Bola de Ouro da Fifa pela quarta vez consecutiva. Foto: ReutersEm 2011, Messi faturou o prêmio pela terceira vez. Foto: Getty ImagesMessi venceu o prêmio pela segunda vez em 2010. Foto: Getty ImagesMessi foi o melhor do mundo pela primeira vez em 2009, aos 22 anos. Foto: Getty ImagesO português Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor do mundo em 2008, aos 23 anos. Foto: Getty ImagesQuando foi o melhor do mundo em 2007, Kaká tinha 25 anos. Foto: Getty ImagesCannavaro foi o mais velho melhor jogador do mundo, com 33 anos em 2006. Foto: Getty ImagesEm 2005, Ronaldinho conquistou o prêmio pela segunda vez. Foto: Getty ImagesEm 2004, ele havia sido eleito pela primeira vez, com 24 anos. Foto: Getty ImagesEm 2003, Zidane conquistou o prêmio pela terceira vez. Foto: Getty ImagesEm 2002, o Fenômeno foi eleito o melhor do mundo pela terceira vez. Foto: Getty ImagesO português Figo foi eleito o melhor do mundo em 2001, já aos 29 anos. Foto: Getty ImagesEm 2000, Zidane conquistou o prêmio de melhor do mundo pela segunda vez. Foto: Getty ImagesEm seu primeiro e único título, em 1999, Rivaldo tinha 27 anos. Foto: Getty ImagesO francês Zidane foi o melhor do mundo pela primeira vez em 1998, com 26 anos. Foto: Getty ImagesEm 1997, Ronaldo conquistou o título de melhor do mundo pela segunda vez. Foto: Getty ImagesRonaldo é até hoje o mais jovem melhor do mundo, ele recebeu o prêmio pela primeira vez aos 20 anos. Foto: Getty ImagesO liberiano George Weah foi o melhor do mundo em 1995, com 29 anos. Foto: Getty ImagesRomário tinha 28 anos quando foi apontado como melhor do mundo, em 1994. Foto: Getty ImagesO italiano Roberto Baggio foi o melhor do mundo em 1993, aos 26 anos. Foto: Getty ImagesVencedor em 1992, o holandês Marco van Basten tinha 28 anos à época. Foto: Getty ImagesPrimeiro vencedor do prêmio de melhor do mundo da Fifa, Lothar Matthaus tinha 30 anos em 1991. Foto: Getty Images

Em 1996, outro brasileiro, Ronaldo Fenômeno, se tornou o mais jovem melhor do mundo, sendo eleito aos 20 anos, um recorde mantido até hoje. O jogador, porém, já estava jogando na Europa desde 1994. O atual melhor do mundo, Lionel Messi, foi eleito pela primeira vez aos 22 anos, mas também já atuava no continente desde as categorias de base. Aos 21 anos, Neymar estará por cerca de seis meses no Barça quando o vencedor for anunciado.

Você acha que Neymar tem chance de ser o melhor do mundo? Deixe seu comentário

Neste cenário, a esperança do camisa 10 do Brasil em fazer história se baseia principalmente em seu desempenho na Copa das Confederações, único torneio da Fifa no ano - onde foi o principal destaque da campanha do título - e competição da qual os rivais Messi e Cristiano Ronaldo sequer participaram.

Chance única para superar Messi

Se Ronaldo Fenômeno é inalcançável como melhor jogador do mundo mais jovem até hoje, Neymar sonha em superar o companheiro de time argentino e se tornar o segundo nesse ranking. Para alcançar esse objetivo, porém, ele só terá uma chance.

No início de janeiro, quando a premiação for entregue, Neymar estará com 21 anos e 11 meses de idade. Em 2009, quando foi eleito o melhor do mundo pela primeira vez, Messi tinha 22 anos e 6 meses. Ou seja, em 2014 Neymar já estará mais velho que isso e não terá mais chances de superar o colega-rival nesse critério.

Leia tudo sobre: fifabola de ouroneymarmessicristiano ronaldoronaldoronaldinho gaúchokaká

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas