Embalado por goleada em clássico, Flamengo visita a Portuguesa

Por Gazeta |

compartilhe

Tamanho do texto

Expectativa é de confronto equilibrado entre times que buscam afastamento definitivo da zona de rebaixamento. O clube carioca soma 40 pontos, dois a mais que a equipe do Canindé

Buda Mendes/Getty Images
Hernane comemora gol no Maracanã no clássico contra o Botafogo na Copa do Brasil. Fla venceu por 4 a 0

Depois de golear o Botafogo por 4 a 0 e garantir vaga nas semifinais da Copa do Brasil, o Flamengo troca a chave e mira o Campeonato Brasileiro. O desafio da vez é a Portuguesa, em jogo marcado para este domingo, às 16h (de Brasília), no Castelão, em Fortaleza, pela 31ª rodada. O duelo não será em São Paulo porque a Lusa "vendeu" o mando de campo. Mesmo assim, a expectativa é a de um confronto equilibrado entre dois times, que buscam a tranquilidade e o afastamento definitivo da zona de rebaixamento. O clube carioca soma 40 pontos, dois a mais que a equipe do Canindé.

Confira a classificação completa do Brasileirão 2013

Jayme de Almeida, técnico do Flamengo, conversou com seus jogadores sobre a importância deles levarem a sério o confronto diante da Lusa, mesmo com o clima de euforia falando mais alto por conta da goleada sobre um rival.

"Para nós, o jogo mais importante tem que ser sempre o próximo. Essa mentalidade de respeito ao clube e aos torcedores é o que venho conseguindo implementar, e os jogadores estão muito receptivos. Tive o prazer de jogar pelo Flamengo e sei o que isso representa. Portanto, vamos tratar esse jogo contra a Portuguesa com a seriedade que ele merece", disse Jayme.

Os jogadores flamenguistas descartam priorizar a Copa do Brasil. Pelo menos não enquanto o clima for de total tranquilidade no Campeonato Brasileiro, pois sabem que é necessário afastar de vez o risco de rebaixamento.

"Temos uma distância relativamente boa para a zona de rebaixamento, ainda mais se levarmos em consideração que o Campeonato Brasileiro está sendo marcado pelo equilíbrio, em que poucos times conseguem uma sequência grande de vitórias. Portanto, não temos como priorizar nada neste momento e vamos manter o pensamento de concentrar apenas no próximo jogo. A Portuguesa é um adversário que conta com o nosso respeito e por isso mesmo vamos a campo prontos para um duelo muito complicado", analisou o goleiro Felipe.Neste duelo o Flamengo não poderá contar com o meia Carlos Eduardo, que recebeu o terceiro cartão amarelo na derrota de 1 a 0 para o Atlético-MG e terá que cumprir suspensão. A tendência é que Adryan ganhe uma oportunidade entre os titulares.

Pelo lado da Portuguesa, o técnico Guto Ferreira prevê um duelo muito equilibrado. Ao longo da semana ele preparou psicologicamente seus jogadores para os fatores que terão que superar.

"Vai ser um jogo muito complicado por vários fatores. Primeiro porque o Flamengo vai a campo motivado pela goleada sobre o Botafogo, já que é sempre bom ganhar assim em um clássico estadual. Além disso, a torcida deles é grande no Nordeste e tivemos que sair de São Paulo por conta de alguns fatores compreensíveis. O calor também é um fator que deverá ser levado em consideração, pois vamos precisar nos dosar em alguns momentos para aguentarmos o ritmo ao longo dos 90 minutos. Mas, apesar de todas essas dificuldades, o nosso grupo está comprometido em alcançar o mais rapidamente possível a pontuação que nos interessa neste Campeonato Brasileiro", afirmou Guto Ferreira.

Para este jogo, Guto Ferreira tem dois desfalques. O zagueiro Moisés Moura e o lateral-esquerdo Rogério, suspensos, ficam de fora. Assim, Bryan entra na lateral e Lima será o companheiro de Valdomiro na zaga. No ataque, o reforço fica por conta do artilheiro Gilberto, que cumpriu suspensão contra o Vitória e reaparece na vaga de Bergson.

No primeiro turno do Campeonato Brasileiro, as duas equipes se enfrentaram no Mané Garrincha, em Brasília, e o Flamengo cedeu o empate por 1 a 1 no fim do jogo, graças a um gol marcado pelo goleiro Lauro após cobrança de escanteio. O lateral-esquerdo João Paulo, atualmente lesionado, abriu o placar para os flamenguistas naquela ocasião.

FICHA TÉCNICA -  PORTUGUESA X FLAMENGO

Local:  Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 27 de outubro de 2013, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (Fifa-MG) e Arnaldo Rodrigues de Souza (CE)

PORTUGUESA: Lauro; Corrêa, Lima, Valdomiro e Bryan; Wilian Arão, Bruno Henrique, Moisés e Souza; Luís Ricardo e Gilberto
Técnico: Guto Ferreira

FLAMENGO: Felipe; Leonardo Moura, Chicão, Wallace e André Santos; Amaral, Luiz Antônio, Elias e Adryan; Paulinho e Hernane
Técnico: Jayme de Almeida

Leia tudo sobre: PortuguesaFlamengoigspbrasileirão

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas