Equipe conquistou o acesso neste sábado empatar com o São Caetano, no Pacaembu. Palmeiras ainda tem chances de fazer história e superar o Corinthians em 2008

Palmeiras pode superar campanha do Corinthians
Gazeta Press
Palmeiras pode superar campanha do Corinthians

O Palmeiras cumpriu sua missão nesta temporada. Ao empatar com o São Caetano neste sábado, por 0 a 0, no Pacaembu, a equipe garantiu o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro com sete rodadas de antecedência e ainda tem a chance de superar a campanha do rival Corinthians em 2008.

Deixe o seu recado e comente com os outros leitores

Com 71,87% de aproveitamento, o Palmeiras tem o segundo melhor desempenho na 32ª rodada entre os clubes campeões desde 2006, quando o campeonato adotou a fórmula de disputa de turno e returno. Os números ficam atrás somente para a campanha do Corinthians, que na mesma rodada detinha 72,91% de aproveitamento, com 20 vitórias, dez empates e duas derrotas.

Apesar da estatística animadora, o Palmeiras não terá tarefa fácil para superar o rival no fim da competição. Dono da melhor campanha da história dos pontos corridos da Série B, o Corinthians terminou o torneio com o recorde de pontos. Foram 85 conquistados e um aproveitamento de 74,56%, com 25 vitórias, dez derrotas e apenas três derrotas.

Para igualar os pontos do Corinthians, o time de Gilson Kleina precisará somar 16 dos 18  que serão disputados nas seis rodadas restantes. Para isso, terá de vencer cinco compromissos e empatar somente uma vez, e ainda assim ficará com o mesmo aproveitamento do campeão de 2008. Para se tornar o melhor, o Palmeiras necessitará vencer todos os duelos. Desta forma, o  time fecharia a Série B com 87 pontos e 76,31% de aproveitamento.

O ex-goleiro e ídolo Marcos, entretanto, acha que o elenco não dará importância à rivalidade na matemática. "Acho que o jogador não se preocupa com isso não (estatística). Jogadores se preocupam mais em voltar à Série A e não cair nunca mais. Apesar desse recorde ser bom, a gente prefere brigar por recordes na Série A, que é o que o torcedor mais valoriza", disse ele ao iG .

Em 2003, por exemplo, quando esteve pela primeira vez na segunda divisão, o Palmeiras fez 35 partidas e contabilizou 23 vitórias, nove empates e apenas três derrotas. Como o campeonato era disputado com quadrangula final e apenas dois conquistavam o acesso, o time terminou a Série B com o aproveitamento total de 74,28%.

Com nove pontos de vantagem para o segundo colocado, a Chapecoense, o Palmeiras vê o título cada vez mais próximo. A agonia, finalmente, terminou. 

Confira companhas anteriores dos clubes na Série B

Veja o desempenho dos clubes na Série B de 2006 a 2013, na 32ª rodada da competição

Gerando gráfico...


Confira a campanha do Palmeiras na Série B de 2003

Em 2003, o Palmeiras disputou pela primeira vez a segunda divisão nacional. Na época, o torneio era decidido em quadrangular e subiam apenas dois

Gerando gráfico...


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.