Em “ensaio” para Copa do Brasil, Grêmio e Corinthians se encaram na Arena

Por Gazeta |

compartilhe

Tamanho do texto

Paulistas e gaúchos decidem vaga para a semi da Copa do Brasil na próxima semana, mas se enfrentam pelo Brasileirão nesta quarta, em Porto Alegre

Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Guerrero disputa bola com rival no empate entre Corinthians e Grêmio pela Copa do Brasil

Uma semana antes de decidirem uma vaga na semifinal da Copa do Brasil, Grêmio e Corinthians se encaram no mesmo local e hora da partida decisiva do próximo dia 23. A partida desta quarta, na Arena, em Porto Alegre, às 21h50 (horário de Brasília) vale pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, e vê dois times distanciados por oito posições, 12 pontos e objetivos bem distintos na tabela de classificação.

Deixe o seu recado e comente esta notícia com outros torcedores

Enquanto o Tricolor Gaúcho briga pela vice-liderança do certame com o Botafogo e tenta uma última aproximação com o líder Cruzeiro, o Timão tenta se afastar da zona perigosa da tabela e busca uma de suas últimas chances de voltar a brigar por uma vaga na Libertadores. Atualmente, o time do técnico Tite é o 11º colocado, com 37 pontos (11 atrás do G-4 e cinco à frente da zona de rebaixamento).

Confira a classificação, notícias, tabela de jogos e artilharia do Brasileiro

Apesar de o título da Copa do Brasil estar mais ao alcance do Grêmio que o brasileiro, o Tricolor descarta "tirar o pé" no Brasileirão. A ideia gremista é evitar os erros do ano passado, quando a equipe perdeu a vaga direta para a Libertadores e teve de jogar uma desgastante repescagem em janeiro, contra a LDU, o que mudou todo o planejamento da pré-temporada. A vaga direta, este ano, é certa com o vice-campeonato e provável com o 3º lugar (ocorrerá se nenhum clube brasileiro vencer a Copa Sul-americana).O técnico Renato Gaúcho tem duas opções de esquema para escalar o Tricolor. Sem Kleber, suspenso, e Vargas, lesionado, o time poderá atuar no 3-6-1 ou no 4-2-3-1. Na primeira opção, a equipe jogaria com três volantes (Adriano, Souza e Ramiro) e um articulador, que pode ser Elano, Maxi Rodríguez ou Zé Roberto, com Barcos isolado na frente.

A opção pelo 4-2-3-1 é bem provável. O esquema foi utilizado na derrota para o Criciúma, na quarta passada, mas teve desempenho aprovado por Renato, pois a equipe criou várias chances de gol durante a partida, perdendo por desatenções defensivas. Neste caso, um volante e um zagueiro deixam a equipe (Adriano e Bressan são os mais cotados), e Elano, Maxi e Zé Roberto entram como titulares. O zagueiro Werley, que cumpriu suspensão no empate com o Fluminense, volta à equipe.

Do outro lado, Paulo André e Fábio Santos estão fora por um planejamento da comissão técnica relacionado ao desgaste. Pelo mesmo motivo, Alessandro e Danilo ficarão no banco. Entrarão Cleber, Igor, Diego Macedo e Douglas. A ideia é usar a velocidade de Macedo, Romarinho e Emerson na frente.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X CORINTHIANS

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 16 de outubro de 2013, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Assistentes: Kleber Lúcio Gil (SC) e Clóvis Amaral da Silva (PE)

GRÊMIO: Dida; Pará, Werley, Rhodolfo e Alex Telles; Souza, Ramiro, Elano, Maxi Rodríguez (Adriano) e Zé Roberto (Bressan); Barcos
Técnico: Renato Gaúcho

CORINTHIANS: Cássio; Edenílson, Cleber, Gil e Igor; Ralf e Guilherme; Diego Macedo, Douglas e Romarinho; Emerson
Técnico: Tite

Leia tudo sobre: GrêmioCorinthiansbrasileirao

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas