Grêmio usa trio de amigos do rival Juventude para ter sucesso no Brasileiro

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Bressan, Alex Telles e Ramiro foram contratados do clube de Caxias do Sul no começo da temporada e são titulares no time de Renato Gaúcho

O Grêmio tem alguns jogadores experientes e consagrados em seu elenco, como Zé Roberto, Elano, Rhodolfo, Kleber e Barcos, mas muito do sucesso da equipe dentro do Campeonato Brasileiro passa pelos pés de três jovens amigos de apenas 20 anos de idade.

Grêmio é o 3º colocado. Confira a classificação do Brasileirão e os próximos jogos

O zagueiro Bressan, o lateral esquerdo Alex Telles e o volante Ramiro foram revelados nas categorias de base do Juventude e chegaram ao time tricolor no começo de 2013. Aos poucos, o trio foi conquistando espaço na equipe de Renato Gaúcho e os atletas se transformaram em titulares absolutos em suas posições.

Site oficial do Juventude/Divulgação
Ramiro, Bressan e Alex Telles foram formados no Juventude e hoje brilham no Grêmio

Os jogadores têm a mesma idade e se conhecem desde os 12 anos de idade. O fato de serem companheiros inseparáveis até mesmo fora de campo ajuda no entrosamento dentro das quatro linhas.

Dos 28 jogos do Grêmio no Brasileirão, Bressan atuou em 26 deles. O defensor chegou ao Juventude aos nove anos de idade e iniciou sua jornada no time de Caxias do Sul atuando mais avançado, como atacante ou como meia de criação. Aos 13 anos, Bressan começou a mostrar qualidades na marcação e se firmou como zagueiro.

Assim como Bressan, Alex Telles também tem 26 partidas disputadas no torneio nacional. O lateral foi formado nas escolinha de futsal do clube de Caxias, aos 10 anos de idade, e era considerado muito franzino para atuar em um espaço de jogo maior. Mas depois de ganhar massa muscular, passou a integrar as divsões de base do futebol de campo do Juventude.

Flamengo de 2009 pode inspirar Grêmio e Botafogo a tirar vantagem do Cruzeiro

Já a história de Ramiro poderia ser escrita em outro esporte - o volante tem 20 jogos pelo Grêmio no Brasileiro. Ele sabe jogar tênis e por pouco não seguiu a carreira com a raquete nas mãos, mas quando tinha 12 anos, o baixinho Ramiro chamou a atenção de olheiros do Juventude em um torneio amador de futebol no interior gaúcho e foi chamado para fazer testes no alviverde.

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Volante Ramiro em ação pelo Grêmio

Mesmo bastante ligados ao time de Caxias do Sul, os jogadores já se sentem ambientados ao Grêmio, como disse Ramiro em uma entrevista coletiva concedida recentemente.

"Agora não tem mais esse papo de Juventude. Já passou. Estamos adaptados ao Grêmio. É uma questão que já ficou para trás. São atletas batalhadores, que têm o espírito de querer crescer na profissão e ajudar o Grêmio a chegar ao G4. Nos dedicamos bastante. O Juventude tem um histórico de uma boa categoria de base e nosso intuito é mostrar nosso trabalho aqui", avaliou o volante.

Além dos três, o Grêmio ainda contratou outros três jovens jogadores do Juventude na temporada e que estão em busca de espaço. O meia Paulinho, de 19 anos, já fez oito jogos no Brasileirão, enquanto o lateral direito Moisés, 23, atuou em duas partidas. O único que ainda não entrou em campo é o goleiro Follmann, de 21 anos.

Leia tudo sobre: Alex TellesBressanRamiroGrêmioBrasileirãoJuventude

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas